Quando uma pessoa começa a se interessar pelo mundo do marketing, é normal que ela se depare com termos que não são tão comuns. Esse estranhamento pode criar nela uma resistência ao assunto. Afinal, ele parece tão difícil que dá a sensação de que não conseguirá entendê-lo. É por isso que vale esclarecer o que é tráfego orgânico.
À primeira vista, os termos juntos não parecem dizer muita coisa, o que pode levar uma pessoa a achar que esse assunto pode ser ignorado sem que haja grandes prejuízos. Mas essa não é a verdade.
Afinal, aprender como fazer tráfego orgânico é o que te ajudará a ter sucesso no marketing de seu negócio e, inclusive, desenvolver um tráfego pago mais eficiente.
Em vez de trocar os pés pelas mãos, continue a leitura do texto. Dessa forma, você verá que esse tema não é tão complexo quanto parece.
Vamos aprender, juntos, o que é tráfego orgânico? Boa leitura!
Para entender esse conceito, que parece complicado à primeira vista, vale a pena destrinchar o significado de cada palavra individualmente. Assim, elas farão todo o sentido quando analisadas em conjunto. Você verá que entender o que elas significam não é tão difícil como você estava imaginando.
Essa é uma palavra que não parece em nada assustadora quando é usada em outro contexto. Afinal, quando alguém chega atrasado em uma reunião e se justifica dizendo que o tráfego estava lento, você consegue entender perfeitamente o que aconteceu. Ela ficou presa no trânsito, que estava com o movimento reduzido.
Pensando nisso, você consegue compreender o que é tráfego quando uma pessoa usa essa palavra no contexto do marketing.
No momento em que alguém fala do tráfego de um site ou de um blog, esse indivíduo está se tratando da intensidade de movimento que há nesse canal. Falando a mesma coisa de outra forma, o que se está observando é o número de visitas que uma página recebe.
Tráfego, portanto, se trata sobre levar pessoas a determinado site, página na web ou até mesmo perfil em rede social.
Tendo dito isso, agora vamos à explicação da palavra “orgânico”.
O adjetivo “orgânico” também está bem presente no nosso dia a dia. Principalmente, porque hoje há o crescimento desse mercado, que visa oferecer tipos de alimentos que não foram produzidos com a adição de agrotóxicos ou adubos químicos.
Cada vez mais, as pessoas querem ter acesso a frutas e vegetais cujo crescimento acontece de forma completamente natural.
Se você consegue entender essa ideia, você é capaz de entender perfeitamente como ela se encaixa no conceito de “tráfego orgânico”. Assim sendo, vamos a essa explicação.
Juntando uma coisa com a outra, fica fácil entender que o tráfego orgânico é o nome dado às visitas que acontecem no seu site de forma natural, espontânea, sem utilizar anúncios. Na maioria dos casos, o tráfego orgânico vem dos motores de busca, como o Google.
Em vista disso, você pode se perguntar se há como intensificar as visitas do seu site, fazendo com que ele tenha mais movimento em menos tempo do que o normal. Sim, há como fazer isso.
Mas, para explicarmos como isso pode acontecer, precisaremos introduzir outro conceito, que agora ficou bem mais fácil de entender. Vamos, então, abordar o tráfego pago.
Agora que você já sabe o que é tráfego orgânico, você já pode compreender o que é tráfego pago, inclusive entendendo que ele é bem diferente do outro conceito que apresentamos.
Afinal, se você financia o seu tráfego criando anúncios, você está provocando o aumento das visitas de um site ou de um blog, levando esse processo a acontecer de forma mais rápida. Assim sendo, ele é bem diferente do tráfego orgânico que, como já dissemos, se desenvolve de forma natural.
Uma empresa que deseja aumentar seu tráfego orgânico também precisa investir, afinal, é principalmente através do marketing de conteúdo que você aumenta as visitas do seu canal, seja ele um site, um blog ou uma loja virtual, por exemplo.
Ainda assim, será um investimento menor em comparação com o tráfego pago, em que você precisa injetar dinheiro com constância para manter a visibilidade do seu projeto.
Veja que não há como aplicar juízo de valor em nenhum dos casos.
Você pode conseguir péssimos resultados tanto com o tráfego pago quanto com o tráfego orgânico – isso, claro, se não houver planejamento. Ao mesmo tempo, também há como obter excelentes respostas com ambos.
Portanto, tudo vai depender da sua capacidade de fazer um bom trabalho em qualquer um dos casos.
Ainda assim, é importante saber desde já que quem investe em um bom tráfego orgânico pode ter ainda melhores resultados com o tráfego pago. O contrário também é real: quem tem resultados ruins com o tráfego orgânico tende a ter péssimos resultados com o tráfego pago.
Por essa razão, é importante estudar como investir bem tanto em um caso quanto no outro.
Os investimentos em tráfego orgânico podem variar. Se você não tiver um orçamento tão alto, ainda assim pode obter resultados com a estratégia. Portanto, vale a pena entender como fazer isso.
Bom, agora que você já sabe o que é o tráfego orgânico, você precisa entender como ele funciona.
Saiba de antemão que permitir que o movimento do seu site aumente de forma natural não significa que isso acontecerá sem a sua participação ou sem qualquer esforço. Muito pelo contrário: há muitas atitudes que você precisa tomar para que as visitas que você tanto espera, cresçam.
Em vista disso, trouxemos algumas dicas do que você precisa fazer para conseguir um bom tráfego orgânico.
Se você quer receber muitas visitas em seu site ou blog, tome o cuidado de oferecer um conteúdo que interesse o seu público.
Afinal de contas, as pessoas estão interessadas em acompanhar alguém que tenha algo de bom a oferecer. Falando de forma bem clara, conteúdo meia-boca não segura ninguém.
Essa é a oportunidade de sua empresa mostrar que é boa no que faz. Uma excelente forma de conseguir isso é oferecendo em seu canal digital as soluções para os problemas do seu público-alvo.
Se o foco da sua marca é entretenimento, por exemplo, como a Netflix, resolva o tédio dessas pessoas. Já se você tem uma empresa no ramo de alimentos, mostre como os seus produtos podem fazer a diferença na vida dos consumidores.
Isso, com certeza, irá atrair novos visitantes. Além disso, também fará com que as pessoas que acessam o seu canal continuem a frequentá-lo.
Quando você quer obter uma informação, a quem você costuma recorrer? Já passamos da época em que procurávamos uma barsa para aprender ou pesquisar sobre um assunto.
Hoje em dia, contamos com mecanismos de buscas (em especial, o Google), que nos oferecem inúmeras possibilidades de respostas para as nossas perguntas.
Em vista disso, você já pensou como seria ótimo se o Google desse prioridade ao seu site ou blog na hora que alguém buscasse saber mais sobre a sua área de atuação?
Sempre tenha em mente que, nesse mecanismo de busca, vence quem aparece primeiro. Dificilmente, alguém passa mais de duas páginas para procurar o que está precisando. Por isso, é importante estar bem posicionado.
Essa pergunta é respondida com a otimização de mecanismos de busca, isto é, por meio do SEO (Search Engine Optimization). Estamos falando de um conjunto de técnicas que ajudam a posicionar melhor a sua página no Google.
Para conseguir bons resultados com essa estratégia, é necessário ter paciência. Afinal de contas, ela leva tempo para fazer efeito, o que vai exigir de você persistência e constância.
Ainda assim, uma vez que você insiste em investir em SEO, você acaba conseguindo resultados que irão compensar o seu esforço. Afinal de contas, você conseguirá um bom posicionamento e, consequentemente, será visto como autoridade em sua área.
Além disso, é necessário fazer SEO da forma correta. Técnicas como keyword stuffing, por exemplo, podem ser totalmente prejudiciais para a sua estratégia.
É por isso que é importante contar com o apoio de agências experientes e especializadas na produção de conteúdo focada em SEO, como a Pandartt.
Seguindo as instruções que já colocamos aqui, você conseguirá ter um bom resultado no tráfego orgânico. Mas, mesmo assim, ainda não será o suficiente para atingir todo o potencial de movimento em seu canal digital. Em vista disso, é importante que você também se esforce para construir relacionamentos com os seus visitantes.
Esse é um ponto muito importante porque as pessoas costumam acompanhar conteúdos de pessoas ou empresas com quem elas criam alguma conexão.
Leve isso ainda mais a sério se o seu objetivo é fazer vendas. Afinal de contas, quando você se faz presente e acessível, as pessoas se sentem mais dispostas e confiantes para fechar negócio.
Em vista disso, é importante estar atento a essa questão, sempre buscando responder dúvidas ou comentários que surgirem.
Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com o marketing digital, é importante que você procure leads, isto é, potenciais clientes. Afinal de contas, você pode ter um excelente e bem posicionado conteúdo, mas, ainda assim, não conseguir retorno financeiro.
Um lead é um potencial cliente que, de alguma maneira, já demonstrou interesse no produto ou solução que você oferece. Ele pode, por exemplo, ter se cadastrado na sua newsletter, ter baixado um e-book gratuito que você ofereceu ou, ainda, ter feito uma ligação para conhecer melhor um de seus planos.
Quando você tem um lead, você precisa nutri-lo e educá-lo – o objetivo é fazê-lo descer no seu funil de vendas, ou seja, partir para a etapa de compra.
Uma vez que você chegou até aqui, você já sabe o que precisa fazer para ter um tráfego orgânico de sucesso. Mas, é possível que você ainda não queira se preocupar com essas questões antes de sair promovendo anúncios.
Antes de tudo, saiba que com um tráfego pago você pode ter muito sucesso em seu canal digital. Ainda assim, é muito difícil manter seus visitantes sem um bom tráfego orgânico.
Afinal, conteúdo, relacionamento e bom posicionamento podem exigir mais esforço da sua parte. No entanto, pode ter certeza de que sua empresa terá resultados melhores do que se investisse apenas em anúncios.
Em vista disso, vamos destacar abaixo quais são os benefícios de dar atenção ao seu tráfego orgânico.
Como já dissemos, ainda que você tenha que gastar dinheiro para obter um tráfego orgânico, você pode investir bem menos do que desembolsaria com anúncios.
Afinal de contas, é bom lembrar que os anúncios possuem prazo de validade. Quando esse prazo se encerra, você precisa desembolsar uma nova quantia para conseguir manter a visibilidade e os acessos.
Você não terá esse problema com o tráfego orgânico. Uma vez que você já fez os seus investimentos iniciais, você consegue ter resultados que duram por muito tempo.
O aspecto anterior tem muita relação com a escalabilidade. Afinal, o tráfego orgânico permite que você consiga aumentar os seus resultados, diminuindo os seus custos com o tempo.
Já o tráfego pago não tem a mesma vantagem. Afinal, é necessário sempre injetar mais dinheiro para que os anúncios continuem visíveis.
Quando você procura uma informação no Google, você geralmente acredita que as primeiras opções de resultado são mais críveis.
Isso não acontece com os anúncios. Muita gente acaba ignorando os anúncios que aparecem no início da página e procuram a primeira opção que aparece depois deles, ou seja, o primeiro resultado orgânico.
Esse é o poder do tráfego orgânico: ele torna sua empresa ou marca uma autoridade no meio digital. Por essa razão, vale a pena investir em SEO.
Como já dissemos, quando você para de investir dinheiro em tráfego pago, automaticamente o movimento de seu canal digital diminui.
Isso não acontece no tráfego orgânico. É incontestável a durabilidade dos resultados que você conquista fazendo um bom conteúdo, tendo um bom posicionamento e construindo relacionamentos.
Além disso, ao conseguir um bom tráfego orgânico, os investimentos em anúncios conseguem ser ainda mais aproveitados. Afinal, todo visitante novo terá muito mais incentivo para permanecer frequentando seu canal digital se ele for atrativo.
Se você quiser ter um bom movimento em seu site ou blog, vale a pena investir tanto em tráfego orgânico quanto em tráfego pago. Ou seja, quanto mais formas você tiver de levar pessoas ao seu canal, melhor.
O ideal, para quem está começando, é fazer conteúdo de qualidade a fim de preparar seu canal digital para receber os visitantes que chegarão por meio dos anúncios. Assim, você conseguirá um crescimento de forma consistente e rápida.
Por outro lado, quem já conta com certa presença no meio digital, encontra no conteúdo uma excelente forma de aumentar a captura de leads e se mostrar como uma marca conectada e preocupada com os problemas de sua audiência.
É bom não esquecer que os anúncios têm um grande potencial de levar muitos visitantes para um site ou blog em um curto espaço de tempo. Em vista disso, é positivo contar com eles para impulsionar o crescimento do seu canal digital.
Se sua empresa quer investir em tráfego orgânico, mas não tem como assumir a responsabilidade de produzir seu próprio conteúdo, saiba que é possível delegar esse trabalho.
A Pandartt é uma agência digital especializada em marketing de conteúdo com mais de 10 anos de experiência e mais de 11 mil artigos publicados em blogs de diferentes nichos.
95% dos nossos clientes estão na primeira página do Google porque entendemos o que é tráfego orgânico de verdade e porque trabalhamos sempre com as ferramentas e diretrizes mais atualizadas para garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
É um grande risco deixar a produção do seu conteúdo nas mãos de pessoas que não conhecem o mercado. Por isso, sugerimos fortemente que você busque especialistas para fazer esse trabalho.
Sem planejamento, conhecimentos técnicos e expertise, você pode jogar tempo e dinheiro no lixo.
Agora que você já sabe o que é tráfego orgânico, não deixe de dar o primeiro passo. Esse tipo de investimento trará resultados positivos e duradouros para a sua empresa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito!