Hoje em dia, praticamente 11 a cada 10 pessoas querem ganhar dinheiro com blog. Se essa estatística fosse possível no mundo real, seria exatamente assim.
Um erro que muitos aspirantes a empreendedores digitais cometem é imaginar que ganhar dinheiro com blog é fácil. Vamos começar esse artigo com a realidade nua e crua: não é fácil.
Como em qualquer outro trabalho, você precisa se dedicar. Além da dedicação, você precisa conhecer alguns segredos que talvez nem todos os empreendedores bem-sucedidos te contem.
Por que fazem isso? Talvez não queiram dividir a fórmula do sucesso – mas nós não pensamos assim.
Hoje, vamos revelar 7 segredos que não tem contam sobre como ganhar dinheiro com blog.
Tome nota e prepare-se para a revolução! 😉
Vamos começar com uma dica bem simples: não crie um blog sobre alimentação macrobiótica se você só entende de guitarras. Para ganhar dinheiro com blog, é necessário encontrar um nicho com o qual você se identifica.
Por que dizemos isso? Por vários motivos. Veja dois deles:
Leia também:
Lembre-se:
“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.”
Confúcio
Ser constante não significa que você deve postar 47 vezes todos os dias, significa que você deve se dedicar em criar artigos memoráveis. Para ganhar dinheiro com blog, você precisa transformar a vida dos seus leitores.
Ser constante também significa que você, provavelmente, dormirá tarde e acordará cedo, inclusive aos finais de semana (não é à toa que esse artigo está sendo concebido na madrugada de um sábado, mais precisamente às 3h50m da madrugada).
Seu blog só começará a se tornar notável quando ele começar a cumprir o seu papel: ajudar os leitores.
Podemos dizer que, na maioria das vezes, vale mais a pena se dedicar a um único projeto (ou 2, talvez, se seu tempo for maior). Ter muitos projetos e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo não significa que você vai ter, necessariamente, mais dinheiro.
Ganhar dinheiro com blog é um trabalho maravilhoso, mas que exige dedicação e paciência até que os resultados comecem a aparecer.
Lembre-se:
“Rome wasn’t built in a day.” (Roma não foi feita em um dia.)
Morcheeba 😉
As dicas nesse aspecto são bem simples:
Se o seu artigo recebeu um comentário, é porque seu leitor achou que seu conteúdo era bom o suficiente para que ele dedicasse alguns minutos do seu tempo escrevendo-lhe algumas palavras. O mínimo que você deve fazer é responder a esse comentário, demonstrando gratidão.
Mesmo os comentários negativo devem ser respondidos. Da mesma forma, o leitor também dedicou alguns minutos do seu tempo para dizer que você devia melhorar determinado aspecto ou para sugerir uma nova abordagem em um próximo artigo. Esse leitor também se preocupou e, por menos que você acredite, seu blog se destacou para ele.
Quando o seu blog se destaca, você está pronto para começar a ganhar dinheiro com blog. Não perdemos nosso tempo comentando em blogs que, para nós, sejam insignificantes.
Vamos fazer uma comparação simples: se você vai em uma loja e é bem atendido, com certeza terá vontade de voltar (e provavelmente vai querer levar a loja inteira mesmo sem precisar).
Funciona da mesma forma com o seu leitor. Se você tratá-lo bem, ele voltará ao seu blog, lerá todos os seus artigos e confiará em suas recomendações (o que é uma ótima oportunidade para vender infoprodutos, tanto seus quanto de outros produtores). Caso contrário, passará cada vez mais longe.
Você está começando a perceber que ganhar dinheiro com blog envolve uma porção de coisinhas, não é?
Lembre-se: uma pessoa insatisfeita conta a sua insatisfação para outras 10 pessoas (na verdade conta para umas 3.418.749, estamos sendo gentis), enquanto uma pessoa satisfeita conta a sua satisfação para 2 ou 3. Assim, você não vai querer que saiam do seu blog insatisfeitos, pois o resultado será bem pior.
Leia também:
É aquela velha história: o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
Esqueça também um dos maiores mitos sobre ganhar dinheiro com blog: o mito de que é possível manter um blog dedicando-se a ele durante 1 hora por dia.
Sim, você pode criar um blog e dedicar-se a ele por 1 hora todos os dias, mas obviamente ele não será tão rentável quanto você imagina e, consequentemente, nunca se tornará sua principal fonte de renda.
Ter um blog envolve muitas coisas: pesquisar a concorrência, estudar os temas e as palavras-chave mais relevantes, analisar relatórios de visitas, de receitas (com AdSense ou Programas de Afiliados, por exemplo) e muito mais.
Portanto, se ganhar dinheiro com blog é realmente o seu objetivo, dedique-se. Pesquise seus concorrentes, entenda seu público, seja inovador. O sucesso será consequência do seu esforço.
Não pense que a única parte importante do seu blog são as histórias que você tem para contar. Seus visitantes também repararão no design do seu blog. Para ganhar dinheiro com blog, é necessário ficar atento a isso também.
Ter um blog responsivo, por exemplo, é extremamente importante hoje em dia, já que os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros.
Além disso, é necessário entender que um bom design vai além da beleza. Porém, mais importante do que o visual é a usabilidade. Esse é assunto para outro artigo, mas em termos gerais, esse termo serve para designar a facilidade de uso de determinadas ferramentas a fim de realizar determinadas tarefas.
Assim, em um blog de sucesso, a usabilidade anda de mãos dadas com a conversão. Se você quer, por exemplo, que seu leitor conheça todas as categorias do seu blog assim que o acessa, essas categorias devem estar em um local visível. Simples, como 2 e 2 são 4.
Prometemos falar com mais atenção sobre usabilidade em um futuro artigo. Agora, vamos conferir os 2 últimos segredos sobre como ganhar dinheiro com blog.
Um texto bem escrito é aquele que cumpre o seu papel, que é atrativo e que não contém erros ortográficos.
O que é um texto que cumpre seu papel? Muito simples: se o título do seu artigo é “Aprenda a aumentar as conversões de seu blog”, no final da leitura, o visitante deverá ter aprendido a aumentar as conversões de seu blog.
Para que ele realmente entenda, seu texto precisa ser coerente e ter começo, meio e fim. Usar exemplos, metáforas e questionar o leitor sobre seus pontos de vista é uma forma de criar um texto atrativo e, ao mesmo tempo, eficaz.
Por último, mas não menos importante: a ortografia não foi criada como enfeite. Não é uma questão de opção escrever corretamente, principalmente se você quer viver de blog.
Siga as regras ortográficas do seu idioma. Leia muito. Pratique. Releia. Revise. Não entregue qualquer texto para os seus leitores: não é assim que você vai ganhar dinheiro com blog.
Por último (e mais importante): quem quer ganhar dinheiro com blog precisa produzir conteúdo de qualidade.
O que é um conteúdo de qualidade? Aquele que atende as necessidades e as expectativas do seu público. Você só consegue produzir um conteúdo de qualidade conhecendo os 6 segredos que mencionamos acima.
Se você quer ter um blog de sucesso e, principalmente, ganhar dinheiro com blog, você precisa fazer com que seu leitor chegue ao final do texto e diga:
“%&#@ que pariu, que artigo sensacional, preciso comentar, compartilhar, salvar nos favoritos, mostrar para o meu cachorro e imprimir umas cópias para distribuir no metrô!”
Suponha que você vá escrever sobre “10 dicas para escrever artigos excelentes” e, ao pesquisar os artigos de seus concorrentes, percebe que todos têm, em média, 500 palavras. Se você escrever mais um artigo de 500 palavras abordando os mesmos pontos que seus concorrentes já abordaram, suas chances de se destacar serão praticamente nulas.
Lembre-se do tamanho da Internet. Imagine quantas pessoas estão tendo as mesmas ideias que você. Imagine quanto conteúdo já foi disseminado na rede. A Internet não precisa do seu blog se tudo o que você tiver para dizer for mais do mesmo. Desse jeito, você não vai conseguir ganhar dinheiro com blog.
Você precisa inovar. Fazer o que todos já estão fazendo não te ajudará a subir os degraus da escada da independência financeira mais rapidamente. Aliás, muito pelo contrário: você, provavelmente, ficará muito tempo parado no mesmo degrau.
Nesse ponto, você deve estar se perguntando: um conteúdo bom é um conteúdo gigante? Muito provavelmente, sim.
Pelo menos para o Google, tamanho é documento!
O blog Quick Sprout mostrou nesse artigo os resultados de uma pesquisa reveladora.
Os 10 primeiros resultados orgânicos do Google para a busca de mais de 20 mil palavras-chave diferentes mostravam artigos com uma semelhança: todos eles possuíam mais de 2 mil palavras. Veja o gráfico abaixo:
O que acontece é que, de fato, quanto mais longo o artigo, mais detalhado e completo ele provavelmente é. Se seus leitores estão buscando por guias definitivos ou por artigos que mudem suas vidas, você pode sim produzi-los, basta se dedicar e fazer diferente do que todos estão fazendo.
Isso significa que, para ganhar dinheiro com blog, você terá que ir além das 300 palavras mínimas recomendadas para um artigo e além das 500 palavras “iguais” que seus concorrentes já estão dizendo.
As formas mais comuns de se ganhar dinheiro com blog são:
Em um artigo futuro, falaremos mais detalhadamente sobre cada um desses métodos e você aprenderá que é possível ganhar dinheiro com blog.
Hoje, você conheceu 8 segredos que não te contam sobre como ganhar dinheiro com blog. Basicamente, você aprendeu que:
Esperamos que esses segredos tenham sido úteis para quem está pensando em começar a ganhar dinheiro com blog. Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário logo abaixo. Vamos adorar ouvir sua opinião!