A geração de tráfego, na atualidade, não é mais uma opção: trata-se de uma necessidade absoluta! Isso significa que nenhum negócio conseguirá engajar o seu público se não tiver como gerar tráfego qualificado.
Logo, o seu site necessitará de visitantes constantemente interessados no que a sua empresa tem a oferecer. Para gerar tráfego qualificado, porém, é preciso levar em consideração a existência de concorrentes que, eventualmente, “disputam” a atenção do mesmo público-alvo.
Assim, saber como gerar tráfego qualificado pode ser desafiador, embora não seja – de modo algum – impossível.
Portanto, para saber tudo sobre o assunto, basta continuar por aqui até o final deste artigo que, certamente, será de grande ajuda para turbinar os seus resultados. Boa leitura!
Para saber como gerar tráfego qualificado é preciso entender, antes de mais nada, o que é tráfego em marketing digital.
O termo “tráfego” – utilizado comumente para descrever a dinâmica do trânsito – é transposto para a internet, referindo-se às movimentações de usuários nas páginas online.
Quanto maior a quantidade de visitantes, tanto mais fácil será obter as condições necessárias para convertê-los em clientes – desde que, é claro, se trate de visitantes qualificados, o que abordaremos logo mais.
Há diversas maneiras de conseguir tráfego qualificado na internet. A exemplo do trânsito, existem, na internet, variados caminhos que podem ser traçados para que o visitante chegue ao seu destino (que, no tráfego qualificado, geralmente é o seu site).
Nesse sentido, é fundamental mapear os leads, identificando por onde estão chegando e coletando os dados necessários para decidir qual será a melhor estratégia para o seu tráfego qualificado, assim como os pontos de melhoria.
Existem, ao todo, seis fontes de tráfego qualificado em marketing digital, indicando os pontos de partida e as diversas fontes pelas quais os usuários chegam ao seu site.
Trata-se do tipo mais desejado (e disputado) de tráfego qualificado no universo do marketing digital. Em síntese, ele não necessita ser pago, isto é, o tráfego orgânico é aquele que ocorre de forma natural.
Imagine, por exemplo, que você tem dúvidas acerca de qual é o modelo mais indicado de ar-condicionado. Quando o calor chega, o verão torna seu apartamento um lugar insuportável.
As principais dúvidas, nesse caso, giram em torno dos aparelhos mais econômicos. Para realizar essa pesquisa, o mais provável é que você digite algo como “qual é o ar-condicionado mais econômico?”
Naturalmente, vários resultados da busca aparecerão, considerando as suas intenções ao escrever a frase. Os algoritmos do Google (e demais mecanismos de busca) hierarquizam os resultados segundo a qualidade dos conteúdos e a capacidade de oferecer respostas para o seu questionamento.
Para conseguir um bom tráfego orgânico vindo dos mecanismos de busca, o ideal é alcançar um dos primeiros lugares (ou, até mesmo, o chamado resultado zero – featured snippet).
Em média, o primeiro colocado recebe mais de 20% dos cliques. Por sua vez, o segundo recebe cerca de 10% e, o terceiro, 7%.
Embora seja muito almejado e importante, o tráfego qualificado e orgânico demanda tempo, sendo uma estratégia para médio e/ou longo prazo.
Se você deseja obter resultados rápidos em seu tráfego qualificado, há outro modo de conseguir os cliques almejados sem, para tanto, ter que ficar esperando tanto. Com efeito, é possível adquirir tráfego qualificado por meio de anúncios ou links patrocinados. A partir dessa alternativa, os resultados serão quase imediatos.
Desse modo, você encontrará 2 formas principais de assegurar um tráfego qualificado ao acessar a alternativa de tráfego pago.
Na primeira delas, poderá colocar sua página patrocinada junto aos primeiros resultados do Google, ou seja, ela aparecerá antes dos orgânicos.
Porém, o tráfego qualificado – obtido dessa forma – terá sempre a identificação exposta por meio da etiqueta “ad”, para que os usuários saibam se tratar de um anúncio. O tráfego qualificado que se gera desse modo é conhecido, também, pela expressão “rede de pesquisa”.
O segundo formato de tráfego qualificado por meio de uma alternativa paga é conhecido por “rede de display”. Consiste no ato de “comprar” espaços em blogs e sites que exibem anúncios do Google.
Isso significa que os seus anúncios aparecerão em portais, colunas e blogs que, de alguma forma, se relacionam com sua marca e sejam interessante aos seus clientes em potencial.
O tráfego qualificado e pago é considerado uma estratégia eficaz de “Outbound Marketing”, com a sua empresa dando o primeiro passo na direção dos internautas que deseja atingir.
Tal formato de tráfego qualificado é o exato oposto em relação ao tráfego orgânico (neste, os internautas buscam por informações e dados que os levam diretamente à sua empresa).
Embora sejam contrários, é possível gerar tráfego qualificado com ambos, uma vez que não se anulam ou competem entre si.
É natural que, antes de efetivar a contratação de um serviço ou a realização de uma compra, pesquisemos sobre o assunto para elevar o nosso grau de confiança na decisão prestes a ser tomada.
Ao longo deste processo, tendemos a procurar pessoas confiáveis que, adicionalmente, já passaram pela mesma experiência. Para entender a importância de gerar tráfego de referência, retornemos ao exemplo do aparelho de ar-condicionado.
Depois das pesquisas na internet, provavelmente você procurará saber a opinião que familiares, amigos ou especialistas têm sobre o produto. Esses palpites podem ser úteis, confirmando o que você já sabe acerca do tema ou lhe oferecendo novas ideias de pesquisa.
De um modo ou de outro, no momento de decidir, as opiniões dessas pessoas sempre terão um peso maior. Nessa espécie de “corrida pela confiança”, os consumidores acabam pendendo para o lado que essas indicações apontam. Para gerar tráfego, é imprescindível ter essa dinâmica em mente.
Na internet, os links representam essas indicações. Sempre que um site citar o seu, repassará um pouco da autoridade e da credibilidade dele à sua página. Gerar tráfego de referência, portanto, é similar ao que um amigo faz quando indica um determinado serviço ou produto.
Com os links, na internet, é como se aquele site afirmasse que, na sua empresa, o visitante pode confiar. De fato, tanto os internautas quanto o Google entendem dessa maneira.
Agora, imagine que já está decidido a adquirir o ar-condicionado. No seu processo de pesquisa, encontrou um excelente portal, com conteúdos completos sobre o assunto. Nesse local, você achou reviews de produtos relevantes e ficou interessado em algum deles.
Ao fim da leitura, o blog lhe sugeriu um link para um certo e-commerce. Caso você já tenha estabelecido um vínculo de confiança com o site, é bastante provável que clicará no link – mesmo que seja para conhecer apenas os preços praticados na loja indicada.
Gerar tráfego de referência, então, implica em adquirir cliques a partir de outras páginas da internet.
Ao clicar em links que são recebidos em suas caixas de entrada, os internautas contribuem para gerar tráfego a partir do e-mail marketing para um determinado site. Esse tráfego não é fácil de conseguir, à medida que exige certo nível de relacionamento com os contatos para que a apresentação do link seja eficaz.
Apesar dessa complexidade, a geração de tráfego desse tipo, em geral, resulta em boas conversões. Afinal, o e-mail marketing é recebido, apenas, por clientes (atuais ou potenciais) que solicitaram previamente o seu envio.
Enquanto o primeiro passo foi dado pelo próprio usuário, subentende-se que ele está disposto a saber mais sobre aquele assunto. Por isso, as taxas de cliques nesse tipo de ação são substancialmente maiores, contribuindo positivamente para a geração de tráfego qualificado e, consequentemente, para uma maior taxa de conversão.
Para chegar ao seu público-alvo, as redes sociais são uma ótima fonte. Não se esqueça de que cerca de metade do tempo dispendido pelo seu público-alvo na internet é destinado à navegação em mídias sociais.
De acordo com uma recente pesquisa, os internautas passam, diariamente, quase duas horas e meia em redes sociais. Para gerar tráfego de qualidade, considere, ainda, que nosso país excede a média global, chegando a mais de três horas e meia.
Compartilhar links e trabalhar as palavras-chave adequadas para cada rede social é uma ótima maneira de incrementar as chances de que a sua marca seja vista. Afinal, quanto mais engajamento e compartilhamentos, maiores as chances de aumentar ainda mais seu tráfego.
Em muitas ocasiões, as ações demonstram que os potenciais compradores já sabem precisamente onde querem chegar. Aliás, eles não procuram (ou, sequer, necessitam) do auxílio de intermediários – tais como outros blogs, redes sociais ou mesmo o Google.
O tráfego de qualidade e direto ocorre, geralmente, quando os internautas já conhecem o seu site ou a sua empresa. Eles podem ter descoberto as palavras-chave desejadas em outros canais, incluindo a mídia offline e a indicação de influenciadores, amigos e/ou familiares, por exemplo.
No tráfego direto, o visitante digita o endereço do seu site diretamente no navegador.
Após compreender a relevância das diversas fontes de tráfego, é natural que você deseje atrair mais clientes para seu site. Anteriormente, porém, é fundamental compreender o que é tráfego qualificado.
Tráfego qualificado é aquele composto por visitantes reais que chegaram até o site da sua empresa devido às ações de relevância que você tomou, como um bom planejamento de palavras-chave ou um bom trabalho de link building. Assim, são pessoas com grande potencial de adquirir os serviços e/ou produtos da sua empresa.
Certamente, são aquelas pessoas que, em resposta às suas ações de marketing digital, trarão retornos sobre os investimentos feitos para atraí-las.
Conforme as especificidades de cada negócio, o tráfego qualificado será interpretado de diferentes formas, de acordo com as particularidades de cada trabalho. Contudo, cada empresa opera, em seu trabalho, com um segmento específico e, visando atender suas necessidades de marketing digital, se destina a diferentes personas.
Decerto, a definição da persona é crucial para obter tráfego qualificado como resultado do seu trabalho e esforços de marketing digital. Enfim, é justamente este fator que direciona os critérios empregados para a personalização dos conteúdos e as estratégias globais do marketing digital.
Embora um site obtenha mais tráfego quando os conteúdos que oferece e as ações que realiza são relevantes, muitas vezes, as estratégias estão concentradas na elevação da quantidade de acessos sem, no entanto, preocupar-se com a qualidade das visitas e seu potencial – no que se refere à conversão. Esse é um grande erro.
Então, não é raro que as empresas invistam na geração de conteúdos, guest posts e ferramentas para captar leads e, só em um segundo momento, se dediquem à sua qualificação.
Entretanto, ao pensar em estratégias que geram um tráfego qualificado desde o início, a eficiência dos processos pode ser elevada.
Sem dúvidas, sua empresa poderá se beneficiar e conseguir tráfego qualificado a partir de algumas estratégias, como as que elencamos a seguir. Confira!
As iniciativas de Inbound Marketing devem se guiar, desde um ponto de vista estratégico, por dados precisos e confiáveis. Igualmente, somente as métricas são capazes de apontar corretamente quais são os melhores canais de tráfego em seu site.
Inegavelmente, é muito importante, mesmo com as respostas em vista, não apostar exclusivamente em um único canal. As melhores práticas de Inbound Marketing demonstram que os diversos tipos de tráfego digital têm objetivos específicos, conectando-se com o público em etapas distintas do funil de vendas.
Mas, para operar dentro dessas especificidades, um dos pilares mais importantes do Inbound Marketing consiste em obter tráfego qualificado. Pensando nisso, a seguir, elencamos algumas das melhores estratégias para sua empresa.
A seleção correta de palavras-chave é determinante para a jornada de compra dos seus clientes. As keywords devem ter uma curadoria atenta às principais necessidades e questionamentos dos leads. Sem isso, fica muito mais difícil atrair tráfego qualificado.
A qualificação de leads enfrenta, também, as concorrências nos buscadores, tendo em vista aspectos como keywords utilizadas pelas outras empresas, a articulação entre cauda longa e cauda curta no cronograma de publicações, dentre outros.
Uma vez que o posicionamento da persona no funil de vendas é determinado, em grande parte, por suas principais dores, tal processo também contribuirá na seleção das keywords ideais e, obviamente, na criação de conteúdos com os quais o público se conectará.
A célebre empresa Gartner publicou, recentemente, um levantamento que indica que os leads passam quase 30% de seu tempo realizando pesquisas para fundamentar a decisão de compra.
Portanto, a fim de manter um bom fluxo de visitantes qualificados, é altamente recomendável implementar uma estratégia em três etapas:
Além da curadoria, vale lembrar que o SEO (sigla para “Search Engine Optimization”, ou “Otimização para Mecanismos de Busca”, em tradução livre) de cada conteúdo deve ser adequadamente feito, bem como sua utilização em descrições, títulos das páginas e meta tags. Caso contrário, não será fácil converter os seus potenciais clientes em compradores.
Essa ação é importante para alinhar as suas ações com as necessidades e novas demandas do público-alvo.
A matemática é simples: a concorrência aumenta, as empresas evoluem, as tecnologias trazem novas ferramentas e formas de fazer marketing. Tudo isso faz com que os clientes também se transformem, mudem de comportamento, busquem novos objetivos.
Embora não haja uma regra acerca da periodicidade para atualizar sua persona, não deixe esse trabalho de lado.
Ao perceber que sua persona, hoje, não é mais a mesma de 5 ou 10 anos atrás, revise-a. Foque no seu cliente atual para traçar um novo perfil para sua persona e veja como suas estratégias passarão a ser mais funcionais.
O conceito de “co-marketing” implica na união de duas organizações para promover conteúdos valiosos para ambos os negócios, visando aumentar suas respectivas taxas de conversão.
Semelhantemente, as empresas podem utilizar canais diferentes de distribuição (como um blog, uma landing page ou as redes sociais), fazer séries promocionais ou compartilhar os custos de impulsionamento que visam a geração de tráfego e conversão.
Independentemente das estratégias escolhidas para o seu blog ou outras iniciativas de marketing digital, a associação com negócios que tenham personas similares contribui para atrair tráfego mais qualificado – o que é interessante tanto para o seu blog quanto para os resultados do seu empreendimento.
Entre os conteúdos de maior importância para sua empresa, muitos podem ter sido escritos nos primeiros anos do site ou blog.
Por mais que sejam evergreen (ou seja, sem uma data específica que os tornem antigos), tanto a persona almejada quanto os algoritmos do Google priorizam os conteúdos que são mais recentes (ou atualizados).
Revisite regularmente seus conteúdos mais antigos, tanto os que possuem um bom desempenho quanto os menos acessados, e atualize-os com informações relevantes para sua audiência.
Uma excelente oportunidade de geração de tráfego qualificado que nem sempre é explorada pelas empresas? O guest post.
Procurar por sites e portais do seu nicho e oferecer um conteúdo gratuitamente, com backlink para o site da sua empresa, é uma ação que ajuda a atrair visitantes qualificados.
Há estratégias eficazes para que o seu negócio atraia tráfego realmente qualificado sem, para tanto, ter que comprometer a rentabilidade do negócio com investimentos altos em impulsionamentos e anúncios.
A propósito, lembre-se de que, ao realizar novos investimentos em seu negócio, os esforços para recuperar estes recursos serão cada vez maiores.
Capriche nas segmentações de impulsionamento, na seleção dos canais, na definição da persona, na escolha das keywords que serão patrocinadas, na duração das campanhas e em outros detalhes de seu negócio.
Caso o seu negócio já tenha otimizado suas estratégias, siga aprendendo e, sobretudo, inovando sempre em suas campanhas. Às vezes, acionar dicas como a que apresentamos a seguir podem ser de grande utilidade: esteja presente em redes sociais distintas.
A relação de custo-benefício dependerá de saber onde sua persona se encontra e, também, se os esforços em uma determinada rede valerão a pena. Afinal, não é conveniente perder seu precioso tempo com algo que não dê bons resultados.
Não adianta, por exemplo, investir esforços para criar conteúdo no LinkedIn se seu público-alvo frequenta o Instagram.
Com o fim de deixar o seu conteúdo o mais apropriado possível, basta diversificar o modelo de cada conteúdo, a partir da produção de textos, infográficos, podcasts, vídeos, dentre outros. Tudo isso tendo em mente, claro, as preferências da sua persona.
O conteúdo vinculado nas redes sociais é extremamente poderoso. Como resultado, você deve escolher cuidadosamente em quais delas apostará as suas fichas e trabalhará o seu conteúdo.
Como se sabe, o engajamento dependerá de um conteúdo interessante e relevante, capaz de responder às dúvidas dos clientes, utilizando uma linguagem que se conecte com eles.
Também é preciso ficar atento à periodicidade das publicações, pois sua audiência pode preferir postagens mais frequentes ou mais espaçadas.
A melhor estratégia é fruto de um bom estudo e de um bom planejamento.
Deixamos essa dica para o final porque, apesar de parecer óbvia demais, é a mais importante.
O que é um bom conteúdo?
É aquele que conversa com o seu público-alvo, que é inédito e original, que tem personalidade, que resolve problemas, que é compreensível, que demonstra empatia.
Não adianta tentar mostrar para uma foca a importância de um par de brincos. Focas não têm orelhas.
O bom conteúdo é a base do tráfego orgânico qualificado. Quanto mais visitantes qualificados você atrair, mais chances você terá de fechar negócios.
A conversão precisa ser seu principal objetivo em uma estratégia de marketing, seja ele orgânico ou pago. Não adianta receber 500 mil visitas mensais no seu site se essas pessoas nunca vão comprar de você.
Quantidade, nem sempre, tem a ver com qualidade. Isso é especialmente verdade quando falamos em tráfego. Uma boa estratégia é aquela capaz de gerar uma maior porcentagem de visitantes qualificados, mesmo que isso signifique um menor volume de visitantes.
Em outras palavras: entre 500 mil visitantes não-qualificados e 10 vendas, e 100 mil visitantes qualificados e 100 vendas, prefira sempre o segundo cenário.
Precisa de ajuda para montar uma estratégia de tráfego qualificado para a sua empresa? Então, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito. Vamos crescer juntos?