Não existem negócios que estão fora da internet. Mesmo que você não saiba, pessoas podem estar falando sobre o seu produto ou serviço nas redes. E cabe a você tentar organizar isso, tornando a própria imagem mais atraente e convidativa! Sabendo quais as coisas que todo site deve ter, você vai montar um canal que vai chamar a atenção do consumidor, dando um aspecto mais profissional ao seu ramo de atuação.
Também é importante destacar o mundo em que vivemos. A exigência por praticidade e atualização constante pede que as empresas mantenham um ótimo site no ar. Tudo para que as pessoas encontrem as informações que desejam e até tenham mais ferramentas para conhecer melhor o seu negócio, claro, de forma instantânea e oficial.
Separamos algumas dicas de coisas que todo site deve ter. Preste atenção nestes recursos e faça com que a sua plataforma se torne cada vez mais conhecida, atingindo novos clientes e fidelizando aqueles que já falavam sobre o seu serviço nas redes!
O site é fundamental para o sucesso de qualquer negócio na hora de divulgar serviços e produtos. Vistos como uma “vitrine” online, os sites de qualidade devem ter um design atrativo, com conteúdo interessante e fácil navegação. Desta forma, serão capazes de gerar tráfego e, consequentemente, aumento nas vendas.
Como já foi dito, o site é essencial para qualquer tipo de negócio. Confira dez dicas importantes de coisas que todo site deve ter para aumentar a credibilidade online do seu negócio.
É primordial que o nome do domínio (por exemplo, www.seudominio.com.br) seja simples, curto, fácil para memorizar e ligado a sua atividade.
O site deve ser direcionado para o cliente, portanto, é preciso entender com detalhes como é o seu público-alvo, seus gostos, estilo de vida, dificuldades, desafios, hábitos de consumo, entre outras particularidades.
Uma maneira interessante de entender quais são as características dos seus consumidores em potencial é a criação de personagens semi-fictícios que agregam características do cliente ideal. Baseado neles, ficará mais fácil compreender de forma clara que tipo de mensagem deve ser transmitida.
O design responsivo é a capacidade de adaptação do site a diferentes tamanhos e tipos de telas, sem prejudicar a navegação ou o layout, permitindo que a mesma seja realizada em computadores, tablets, celulares ou notebooks de maneira íntegra.
O Google considera o design responsivo como critério de posicionamento dos sites na ferramenta de busca. As empresas que não seguirem esta tendência perderão visibilidade e tráfego e, por consequência, chances de aparecer nas primeiras posições.
A produção de conteúdos relevantes está ligada ao principal benefício do Marketing de Conteúdo, que é a relação direta com o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para mecanismos de busca.
Diversas empresas investem pesado na produção de conteúdo útil e não publicitário, tendo como maior objetivo alcançar melhor posicionamento de suas marcas nas ferramentas de pesquisas.
Mas além de ajudar no posicionamento, a produção de conteúdos relevantes cria uma interação e um vínculo importante entre os clientes e a empresa, aumentando a credibilidade da marca na web, bem como as suas vendas.
Como já nos primeiros segundos de visita ao site o visitante já decide se vai ficar ou sair, é importante que ele carregue rapidamente. Na maioria das vezes, a rapidez depende de um bom serviço de hospedagem, das ferramentas que o desenvolvedor utiliza e da arquitetura do site.
É importante que seu site tenha botões de compartilhamento nas redes sociais, principalmente se você tiver um blog.
Facilitar que o leitor possa compartilhar conteúdo em redes como Twitter, Facebook, LinkedIn, entre outras, é importante para divulgação do produto ou serviço que você oferece.
Muitas pessoas desistem de navegar em um site por conta das complicações geradas por propagandas ou problemas que partem da própria programação. É fundamental checar se a fonte está nítida com a cor escolhida como fundo, por exemplo. Muito cuidado com a colocação de imagens que podem atrapalhar a visão do visitante.
E esse fator também deve estar casado com o design responsivo. Não deixe que o seu site fique difícil para se acompanhar no computador de mesa e extremamente prático em celulares, por exemplo.
O conforto na hora de navegar é fundamental para que você não perca nenhum cliente. Preste atenção em qualquer detalhe que incomode o seu tráfego.
Já fundamental para um bom posicionamento nos sites de busca, o indicador de confiança é essencial para que o cliente navegue em seu portal de forma mais segura. Por meio de um selo, o seu site estará apto para receber cotações, pedidos e grande fluxo de internautas.
Outras coisas que todo o site deve ter e são fundamentais para o aumento de acessos: depoimentos, testemunhas, garantias, comentários, prêmios e até uma análise direta de algum cliente antigo.
Analisando estes fatores, as chances de novos compradores se interessarem em fechar negócio com você ou comprar seu produto serão muito maiores.
Presença obrigatória entre as coisas que todo site deve ter, as ferramentas para pagamento são responsáveis por manter a reputação de seu site lá no alto, principalmente se você está interessado em trabalhar com vendas online. Com programas de confiança, você não terá complicações para o redirecionamento dos valores, sempre recebendo de forma correta e organizada.
Conferindo valores rapidamente, você poderá avançar no processo de entrega dos produtos, ganhando tempo e agradando ainda mais o cliente. Também vale reforçar com o responsável pelo design que os campos para realização de pagamento devem ser sóbrios e nítidos, facilitando a interação de quem está interessado em investir.
Podendo estar presente das mais diversas maneiras, o canal de contato também está entre as coisas que todo site deve ter. É um facilitador para tirar dúvidas dos clientes, atender reclamações e até obter sugestões para conteúdos.
Preocupe-se em deixar este campo extremamente visível para o internauta, pois a comunicação entre vocês deve ser a mais prática possível.
Existem sites que não investem neste canal direto, apenas disponibilizando um e-mail ou telefone para contato. Evite cair nesse erro, pois uma empresa acessível também cai no gosto dos clientes. O atendimento especializado é um dos trunfos modernos para que as empresas possam usar a internet para vender mais.
Gostou das dicas? Não deixe a sua plataforma sem nenhuma dessas coisas que todo site deve ter. Desta forma, o sucesso no contato com o cliente será muito maior, tanto no recebimento de novos pedidos como no crescimento pelo interesse em relação a sua empresa.