São tantos os termos no universo do marketing digital e da publicidade que, muitas vezes, é fácil confundi-los. Novas estratégias surgem diariamente. Dentre elas, o branded content é uma das que merecem destaque.
Todos já sabem que o velho marketing (aquele que tenta forçar um produto ou serviço goela abaixo do consumidor) não funciona mais. Hoje, as pessoas buscam uma identificação maior com as empresas. É preciso se preocupar em criar laços genuínos e aumentar a afinidade e a conexão com o público-alvo.
Na nova era, a comunicação entre empresa e consumidor é menos invasiva, mais delicada, baseada no diálogo e nos assuntos de relevância para o público.
No artigo de hoje, vamos falar sobre o branded content, uma estratégia relevante e cada vez mais utilizada por marcas que querem estar presentes na vida de sua audiência de modo positivo.
Em outras palavras, investir no branded content é uma excelente ideia para a empresa que deseja se destacar e ser lembrada pelos valores que representa.
Vamos aprender, juntos, o que é branded content e como ele pode ajudar na divulgação e crescimento de uma marca? Boa leitura!
Traduzido livremente para “conteúdo de marca”, o branded content é o conteúdo relacionado diretamente ao universo de uma marca. O objetivo é trabalhar seu posicionamento e divulgação.
Para além disso, obviamente, o conteúdo produzido precisa ser relevante para a audiência. De nada adianta produzir um conteúdo sem pensar no público, ou seja, sem se importar se aquilo realmente será interessante para ele.
O branded content é uma estratégia flexível e altamente adaptável, podendo ser produzida em diversos canais de comunicação, em formatos distintos de acordo com a mensagem que se deseja transmitir.
Os pilares do branded content são:
O branded content ajuda a associar marcas a histórias de conexão e valor, ao contrário de propagandas e anúncios invasivos que geralmente não são bem recebidos pela audiência.
Agora que você entendeu o que é branded content, vamos abordar um aspecto igualmente importante para quem se interessa por essa estratégia: a diferença entre conteúdo de marca e marketing de conteúdo.
Para ficar clara a diferença entre o branded content e o marketing de conteúdo, precisamos conceituar a segunda estratégia, já que a primeira foi explicada no tópico anterior.
O marketing de conteúdo é a produção de conteúdo relevante e importante para determinado público-alvo. Até esse ponto, funciona da mesma forma que o branded content. O que vai diferenciar uma estratégia da outra são dois pontos principais: o objetivo e a aplicação.
Para ficar mais fácil, observe a tabela comparativa abaixo.
Branded Content | Marketing de Conteúdo | |
Objetivo | Posicionar e divulgar uma marca dentro do universo ao qual ela pertence. | Posicionar e divulgar uma marca dentro do universo ao qual ela pertence; engajar a audiência; educar o público-alvo a respeito do produto/serviço oferecido; gerar leads qualificados; buscar parcerias; analisar o mercado por meio do feedback sobre o conteúdo entregue; aumentar a autoridade da empresa em seu campo de atuação; quebrar objeções comuns no mercado; entre outros. |
Aplicação | Pontual, dentro de um contexto bastante específico, geralmente perene. | Consistente, regular e contínua, visando colher frutos a médio e longo prazo. |
Abordagem | Tem forte apelo emocional. | Geralmente é focado em resolver uma dor da persona. |
Resultado | Influencia indiretamente na decisão do consumidor final. | Influencia diretamente na decisão do consumidor final através do uso de ferramentas como o funil de vendas. |
Como podemos observar, as diferenças entre branded content e marketing de conteúdo são bastante claras. Sua empresa precisa ter em mente que ambas as estratégias são eficazes. O mais importante é analisar sua persona, seus objetivos e, então, escolher a estratégia mais interessante no momento.
Para apresentar os valores da marca e atingir os consumidores de forma mais sutil, porém, pontual, fazer branded content é a melhor pedida.
Para criar um relacionamento a longo prazo, educar o público-alvo e gerar autoridade, o marketing de conteúdo é a melhor saída.
As duas estratégias de marketing podem ser combinadas em uma mesma campanha? Claro. Contar histórias, entreter e informar são ações possíveis através das duas abordagens.
Por falar em histórias, talvez seja interessante você ler também sobre storytelling. Falamos recentemente sobre isso aqui no blog. Clique aqui para conferir.
Já dá para imaginar que essa estratégia de marketing é muito benéfica para a imagem de qualquer empresa, certo?
O branded content pode ser o divisor de águas para as marcas que ainda não conseguiram apresentar seus valores ao mercado.
Em outras palavras, a ideia é passar longe da propaganda tradicional cujo único intuito é gerar uma venda. Com o branded content, a intenção é gerar identificação e conexão com seu cliente ideal.
Vamos explicar, em seguida, algumas das principais vantagens da criação de conteúdo de marca.
Sem dúvida, uma das maiores vantagens da estratégia de branded content é aumentar a afinidade com o público-alvo.
Imagine o caso de uma marca de cosméticos que não testa seus produtos em animais. Ao apresentar esse valor ao público através de uma campanha de branded content, será possível alinhar valores, trazendo para mais perto os consumidores que se identificam com esse posicionamento.
O resultado? Um relacionamento mais sólido, baseado em sinergia.
Na prática? Mais engajamento, consumidores mais conectados e confiantes e, claro, mais vendas.
Vamos imaginar novamente o caso de uma marca de cosméticos que não testa em animais.
Suponhamos que a empresa opte por um vídeo de lançamento nas redes sociais, focado em branded content, mostrando ao público que beleza e proteção animal podem caminhar juntas.
Em poucos dias, o vídeo se torna viral, um sucesso, obtendo milhões de visualizações, o que naturalmente fortalece a presença digital da empresa.
O branded content pode trazer resultados impressionantes para as marcas. Desta forma, ao oferecer um conteúdo notável, cativante e transparente, é possível aumentar o senso de autoridade da sua empresa e consolidar seu nome no segmento em que atua.
Em outras palavras: com apenas uma campanha bem-sucedida de branded content, você pode ficar na cabeça das pessoas por muito mais tempo e ser lembrado sempre que o seu produto ou serviço surgir em pauta.
Muitas histórias inspiradores de branded content já foram contadas por marcas que decidiram mostrar seus valores ao público.
Se você também quer construir a sua história de sucesso através do conteúdo de marca, reunimos a seguir alguns exemplos de branded content. Vamos conferir?
Uma das campanhas mais notáveis de branded content foi criada pela Dove. Intitulada “Real Beleza”, a ação global causou comoção e gerou conexão com as pessoas que acreditam que todo tipo de beleza deve ser valorizado.
Criada por publicitários brasileiros, a campanha mostrava mulheres de todos os perfis fazendo uma autodescrição e, também, descrevendo outras mulheres. Um artista forense foi o responsável por elaborar os retratos-falados com base nas descrições.
Os resultados foram chocantes.
Enquanto as autodescrições eram, em sua maioria, negativas e pesadas, ao descrever outras mulheres as participantes mostravam muito mais beleza e leveza. Com isso, a marca mostrou como as mulheres – seu público majoritário – se cobram em relação à aparência e como se enxergam imperfeitas e inferiores diante de outras mulheres. Tudo, é claro, resultado de padrões inatingíveis e prejudiciais impostos pela sociedade.
Confira a campanha no vídeo abaixo.
Em 2019, na 4ª edição do evento “Desvendando o Branded Content”, o gerente de marca da Netflix, Thiago Cesar Silva, falou sobre os desafios de adotar estratégias de branded content quando já se é uma marca de conteúdo.
No evento, um caso destacado por Thiago foi a série “Os Originais”, mais especificamente o episódio 2, que conta a história da Drag Queen Chandelly Kidman.
A ideia surgiu depois que a plataforma de streaming sofreu o efeito blacklash – termo que designa uma onda de atitudes reacionárias contra movimentos culturais ou de justiça social, como os que integram a pauta LGBTQIA+, os movimentos feministas e os movimentos antirracistas – no lançamento da animação Super Drags.
De acordo com Thiago, é preciso ter coragem para fazer branded content de verdade. Para ele, defender a comunidade LGBTQIA+ se tornou uma obrigação para a Netflix depois do episódio de blacklash.
A marca não recuou. Embora a série não esteja mais disponível na plataforma, o episódio dedicado à Chandelly Kidman, cujo trailer pode ser visto abaixo, é mais um exemplo de branded content super bem executado – e de extrema importância.
É muito difícil falar sobre branded content ou storytelling sem citar a Coca-Cola, que está sempre entre as marcas mais lembradas pelos consumidores.
A maioria das ações publicitárias que a marca desenvolve não colocam o refrigerante em primeiro plano. Afinal, você já viu algum comercial da Coca-Cola tentando vender a bebida? Provavelmente, não.
Ao pensar no branded content produzido por uma marca memorável, pense na Coca-Cola. A empresa sempre busca relacionar suas ações publicitárias às emoções do seu público-alvo.
As campanhas de Natal certamente são as mais lembradas pelo público. Através delas, a marca busca destacar a magia e a emoção da data – sempre, é claro, com o refrigerante presente nos momentos mais especiais das nossas vidas.
A Coca-Cola não vende produtos. Vende conceitos.
A Coca-Cola não vende o refrigerante mais gostoso do mundo. Vende felicidade, alegria, amizade, bons momentos. Vende emoções.
Em uma das campanhas mais recentes, intitulada “Vai no Gás”, a marca destacou a ideia de que a bebida está sempre presente na vida das pessoas, trazendo intensidade e força quando é preciso.
A ação ainda foi impulsionada pelo uso da hashtag #VaiNoGás, ajudando a aumentar a relevância da campanha (e da marca) nas redes sociais.
Agora que você já entendeu a importância do branded content, provavelmente quer saber como aplicar a estratégia a favor da sua marca.
Já adiantamos que não tem receita de bolo ou fórmula mágica.
Tão importante quanto entender o conceito de branded content é encontrar a forma mais inteligente de aplicá-lo de acordo com seus objetivos e expectativas. De qualquer forma, as 4 diretrizes abaixo vão ajudar sua empresa a dar os primeiros passos.
No marketing digital, na propaganda, na relação cliente-empresa, tudo começa pela persona. O seu cliente ideal é quem define todas as ações que voce deve tomar.
Talvez sua persona goste de um pouco de humor, talvez tenha preferência por um tom mais sóbrio; talvez tenha referências mais antigas, talvez seja conectada a assuntos atuais; talvez tenha a segurança e a tradição como pontos fortes, talvez seja mais moderna e aventureira.
Seja como for, entender sua persona é primeiro passo para fazer um bom conteúdo de marca. Personalização é a palavra-chave. Quanto mais personalizada sua campanha for, mais o público se sentirá atraído.
No marketing digital, as campanhas podem ser distribuídas em uma infinidade de canais, nos mais variados formatos. Um vídeo nas redes sociais, um artigo no blog da empresa, um podcast, uma ação veiculada nos grandes canais de TV, um aplicativo de mensagens.
Se você acredita que não é importante definir esse aspecto, é só pensar no ponto anterior: a persona.
Se o seu cliente ideal é uma mulher de negócios atarefada que passa o dia todo dividida entre o trabalho, o trânsito e a vida pessoal, talvez ela prefira um conteúdo em podcast.
Por outro lado, se a sua persona é um jovem adolescente super conectado, as redes sociais e os blogs podem ser excelentes canais.
Você não deve criar um conteúdo e torcer para que seu público se adapte a ele.
O “pulo do gato” está em criar um conteúdo adaptado para o seu público.
Quando explicamos a diferença entre branded content e marketing de conteúdo, dissemos que o conteúdo de marca não tem como foco aumentar as vendas de forma direta.
Ao incluir sua marca na campanha, tome muito cuidado para não parecer chamativo demais, invasivo demais. Seu produto ou serviço não deve ser o centro das atenções, e sim os valores e a mensagem que você quer transmitir ao consumidor.
Crie uma história com a qual sua audiência se identifique. A ideia do branded content é gerar emoções positivas. É preciso ser criativo, autêntico.
Mantenha o foco na mensagem que você quer passar, não na promoção direta da sua marca, e a ação será bem-sucedida – desde que, certamente, você não se esqueça dos três pontos anteriores.
Encontrar a estratégia de marketing ideal para a sua empresa pode ser um desafio.
Seja qual for o objetivo – aumentar o engajamento, construir uma imagem mais sólida no mercado, ajudar a resolver problemas ou apresentar uma nova solução, por exemplo –, é preciso entender exatamente o que sua audiência precisa.
Neste artigo, apresentamos o conceito de branded content, alguns exemplos de sucesso, como adotar a estratégia e como ela pode transformar sua comunicação em algo maior que uma simples venda direta.
É sobre valores, sobre a jornada do seu cliente ideal, sobre entretenimento, sobre histórias que transformam.
Além disso, vimos também como o branded content e o marketing de conteúdo podem atuar em conjunto. São estratégias complementares que só trazem benefícios.
Se você precisa de ajuda para elaborar uma estratégia de produção de conteúdo para a sua empresa, conte com a Pandartt. Vamos conversar sobre o seu crescimento?gulf watch replica real gold rolex vs fake
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