No mundo de hoje, é difícil encontrar uma empresa que não possui um blog corporativo. Contudo, um blog empresarial sozinho nem sempre oferece informações, personalidade ou autoridade suficientes para realmente se destacar da multidão. Mas, com nossas dicas, informações e esclarecimentos, o seu blog institucional pode brilhar.
Embora a maioria das grandes empresas possua programas e blogs completos de marketing de conteúdo, é muito importante (e, de fato, simples e fácil) que pequenas empresas e startups façam o mesmo.
Assim, se você está procurando inspiração ou informação sobre como criar um blog para empresas, aqui estão algumas razões, benefícios e dicas de marketing que você precisa saber antes de investir no seu blog corporativo. Confira tudo a seguir!
Se você veio até aqui porque está procurando boas razões para ter um blog para empresas, nós podemos te apresentar algumas. Fique ligado e confira alguns bons motivos para investir nessa estratégia de marketing!
Além de ter um blog para empresas, um site é uma ferramenta fantástica para manter seu público informado sobre seus negócios. Embora um site possa ter um conteúdo mais prático e um tom mais direto, um blog corporativo oferece mais flexibilidade para se conectar com os clientes e compartilhar atualizações de maneira a mostrar quem sua empresa é, não apenas o que faz.
Pense no blog para empresas como seu canal de comunicação direta. É um espaço para conversar em profundidade sobre seus produtos e serviços, compartilhar conteúdo oportuno e comentar as tendências relevantes do setor, de maneira a fazer brilhar a personalidade da sua marca.
Sem dúvida, a principal razão pela qual toda empresa precisa de um blog corporativo é aumentar sua visibilidade. Simplificando, quanto mais conteúdo de blog você criar, mais oportunidades terá para aparecer nos mecanismos de pesquisa e direcionar tráfego orgânico para o seu site.
De fato, os blogs fornecem a plataforma perfeita para fortalecer sua estratégia de SEO. Ao criar artigos novos e bem escritos que incorporam palavras-chave, imagens e vídeos com estratégia de marketing, você aumenta suas chances de ser visto, gerando tráfego e convertendo leads.
Ao contrário do link de entrada (ou inbound link), o link interno é algo completamente sob seu controle. Ou seja, isso significa que não há motivos para não usá-los nas postagens do seu blog. Ele pode ajudar os visitantes com a navegação no site, redirecionando-os para as páginas mais importantes do seu site.
Vincular internamente a outras postagens e páginas do blog em seu site também pode melhorar seu sucesso em SEO. Quanto mais links relevantes você tiver, maior a probabilidade de obter uma classificação melhor, o que pode levar a mais tráfego e possíveis leads.
Veja só: acabamos de fazer isso no parágrafo acima, nos termos “sucesso em SEO”.
Sem dúvida, bons blog para empresas de negócios fazem um trabalho sólido em fornecer aos clientes as informações de que precisam. No entanto, isso geralmente é feito de maneira unidirecional. Isto é, geralmente não há espaço para fazer perguntas, comentar sobre o conteúdo ou iniciar uma conversa.
É por isso que um blog corporativo é tão poderoso. Ele cria uma conversa bidirecional com clientes, leads e colegas do setor. Com um tom mais compreensível e uma plataforma interativa, você pode incentivar comentários e discussões nas seções de comentários do seu blog para empresas.
Ter conversas detalhadas com seus clientes é uma ótima maneira de criar confiança e autoridade em sua marca. Além disso, permite que você examine sua empresa do ponto de vista do seu público e faça alterações para melhorar seus serviços.
De fato, o e-mail é uma sólida estratégia de marketing. Mas nem sempre é fácil conseguir que as pessoas se inscrevam. É aqui que um blog para empresas pode ajudar. Afinal, isso garante que sua empresa fique sempre em destaque, além de ajudar a reforçar a necessidade do seu público de se manter atualizado.
Ou seja, se as pessoas acharem o conteúdo do seu blog institucional informativo, relevante e envolvente, é provável que confiem nos seus e-mails também. Para incentivá-los a se inscrever, inclua links internos no seu blog para empresas. Isso facilita a leitura sobre promoções, novos produtos ou atualizações de negócios.
Os blogs permitem explicações detalhadas e ensinam sobre o que seus produtos e serviços podem realmente oferecer. Por exemplo, você pode escrever estudos de caso de clientes, explorar benefícios específicos ou fornecer guias de fácil leitura sobre os serviços mais técnicos.
Quanto mais sua empresa produzir conteúdo como esse, mais ela será vista como uma autoridade no setor. Isso não apenas cria um banco de conhecimentos, como também gera inovação e criatividade. Afinal de contas, quanto mais profundas e complexas forem suas postagens, mais ideias você provavelmente gerará.
Os blogs para empresas são uma maneira simples que sua empresa possui de ser descoberta pelas mídias sociais. Isto é, toda vez que você escreve uma postagem no blog, cria um conteúdo que as pessoas podem compartilhar facilmente no Twitter, Facebook, LinkedIn, Pinterest e outros canais. Isso ajuda a expor sua empresa a públicos ainda desconhecidos.
Por outro lado, o conteúdo do blog corporativo ajuda a aumentar sua produção nas mídias sociais. Em vez de tentar extrair novas ideias de conteúdo de mídia social, você pode simplesmente promover e vincular postagens recentes e relevantes. Você está simultaneamente fortalecendo sua presença nas mídias sociais e atraindo novos visitantes. Isso significa unir o útil ao agradável!
Se você deseja alcançar novos públicos, construa sua marca e se destaque da concorrência. Em outras palavras, inspire-se nos motivos citados e comece a usar um blog de negócios.
Ter um blog empresarial não apenas fornecerá uma base sólida para o seu marketing, mas também será divertido e inspirador. Afinal, consistirá em uma ótima maneira de compartilhar e gerar novas ideias, além de criar uma comunidade de pessoas com o mesmo interesse e engajadas.
Muitas empresas estão criando conteúdos sobre si mesmas sem levar em conta o contexto mais amplo: o blog empresarial. Afinal de contas, um blog corporativo é uma maneira de comunicar e divulgar o quão boa sua empresa é.
Assim como qualquer outra forma, formato e canal de marketing de conteúdo, o blog empresarial é sobre personas e públicos alvo. E, acima de tudo, é sobre “resolver” os problemas que essas pessoas têm. Ou seja, um blog corporativo é o mais essencial sobre sua narrativa.
Isso significa que o blog empresarial nunca podem ser sobre seus produtos ou soluções de maneira direta? Sem dúvida, não.
Existem exceções e lembre-se de que sua empresa pode ter vários blogs corporativos, se o objetivo exigir. Você pode, por exemplo, criar um blog empresarial para clientes existentes, onde os ajuda a usar suas soluções de uma maneira melhor.
Desde o advento das mídias sociais, o blog empresarial é mais do que nunca usado como um chamariz de mídia social. Em alguns casos, as redes sociais também podem ser centros de mídia social e até o blog corporativo pode oferecer várias possibilidades subutilizadas em relação ao marketing de mídia social.
Mas o blog empresarial definitivamente é usado como um dos principais centros de mídia social. Afinal, ele é a fonte de interações sociais e facilita os diálogos.
No entanto, trata-se de negócios em primeiro lugar. E, se observarmos como os compradores pesquisam informações (ou as encontram cada vez mais), o papel dos blogs corporativos se torna ainda mais óbvia.
O blog empresarial não é uma meta, mas um meio para atingir um fim. Hoje, mais do que nunca, compradores e outros profissionais buscam cada vez mais conteúdo relevante. Eles têm mais canais para fazê-lo e, com o advento das mídias sociais, podem compartilhar e encontrá-lo de várias maneiras.
Ou seja, os potenciais compradores buscam predominantemente informações nos mecanismos de pesquisa para descobrir conteúdo, como mostram as pesquisas mais recentes. A busca por informações faz parte da jornada do comprador e os compradores consultam várias fontes de conteúdo. Portanto, o blog empresarial é sobre geração de leads, fornecendo o conteúdo certo na hora certa, assim como todo o marketing de conteúdo.
Em algumas regiões, o blog corporativo e de conteúdo é ainda mais importante na jornada de compra. O mesmo vale para indústrias específicas.
Observe também que as gerações mais jovens de tomadores de decisão são muito mais conectadas e esclarecidas socialmente. Ou seja, eles contam mais com blogs, canais e recomendações sociais.
No entanto, as pesquisas na web, que levam a respostas às perguntas dos compradores, são cruciais – e o blog empresarial desempenha um papel importante aqui. Sem dúvida, o blog empresarial é uma maneira perfeita de criar conteúdo e torná-lo acessível pelas pessoas que sua empresa quer alcançar.
Afinal, o blog empresarial permite às empresas compartilhar histórias com pessoas reais, atraindo e convencendo-as de maneiras totalmente novas. Mais importante ainda, ele oferece uma maneira muito pessoal de envolver indivíduos que buscam respostas, soluções ou instrução.
De fato, o blog empresarial é essencial em todas as atividades de marketing relacionadas ao conteúdo e na maioria dos programas de mídia social. Contudo, os criadores de conteúdo e seus leitores, ou as parcerias com outros criados de conteúdo, são essenciais para o sucesso.
Afinal, desenvolver conteúdo também é olhar para o que as outras pessoas escrevem e criar relacionamentos com elas. Além do blog empresarial como uma atividade, o marketing do blog inclui a construção de relacionamentos com outros criadores de conteúdo e o contato com comunidades de outros geradores de conteúdo.
Os blogs corporativos são vistos como puramente comerciais, informativos e transacionais pela maioria dos usuários da internet. O objetivo deles é ajudar os visitantes a encontrar as informações necessárias para comprar, entrar em contato com a empresa, encontrar atendimento ao cliente, entre outras.
Ou seja, o objetivo do blog corporativo também é permitir que as pessoas realizem transações, interajam e ajam em um relacionamento direto com seus negócios. Portanto, eles são diretamente relacionados aos negócios.
Embora isso seja importante, um blog corporativo se concentra mais em conversas, conselhos, ideias, educação, liderança, geração de demanda e conteúdo.
Sem dúvida, essa abordagem menos comercial e mais informal (pessoal e relacional) é um benefício, pois permite que a empresa opere mais em sintonia com a maneira como as pessoas encontram informações e compram.
De fato, várias empresas ainda não têm um blog corporativo. A partir disso, surge a pergunta inevitável: uma empresa precisa de blog? A resposta não é “sim” nem “não”, embora já tenhamos nos debruçado um bocado sobre o assunto.
De modo imparcial, a resposta é “depende”. Se você não estiver muito preocupado com o sucesso do seu negócio, a resposta também é “tanto faz”.
No entanto, em geral, os blogs corporativos permanecem essenciais, o que faz com que a empresa precise de blog para se manter competitiva no mercado. Afinal, os blogs corporativos geralmente são canais essenciais de mídia social e estratégias de marketing de conteúdo.
Assim, se você quer se destacar, a resposta é claramente “sim, uma empresa precisa de blog”.
O valor do blog corporativo vai além das táticas e canais. Enquanto os sites ou microsites específicos geralmente são os locais em que os clientes em potencial chegam nos estágios posteriores da jornada de compra e onde conferem a empresa e procuram informações específicas, o blog corporativo desempenha um papel essencial em muitos outros estágios.
Afinal, sua empresa precisa de blog em nome da personalidade de compra, do público-alvo e das pessoas que a empresa deseja alcançar e ou envolver.
Obviamente, isso está em sintonia com a proposta da sua marca e com muitos objetivos de negócios em potencial. Portanto, sua empresa precisa de blog porque “alcançar” é cada vez mais igual a ser encontrado nas buscas, como qualquer especialista em SEO pode dizer sobre os conteúdos atualmente.
Nessas palavras, é possível dizer que sua empresa precisa de blog porque é ele que envolve, inspira e informa o seu público. Sem dúvida, o envolvimento do cliente é sobre suas ações em um contexto conectado. Ou seja, em última análise, trata-se de ação e é assim que é medido.
Além disso, sua empresa precisa de blog simplesmente porque ele desempenha um papel na aquisição de clientes e afetam o ROI (Retorno sobre Investimento) do marketing de entrada.
O blog institucional para empresa opera em um cenário em constante mudança de tecnologia e demandas dos consumidores. Ou seja, está se tornando cada vez mais importante para as pequenas e médias empresas desenvolver uma forte presença na web para se envolver e se comunicar com seus clientes.
Confira alguns dos benefícios do blog institucional para empresas de pequeno e médio porte.
Todos os principais mecanismos de busca estão em busca de conteúdo novo e relevante. Os blogs são um dos métodos mais diretos e baratos para uma empresa criar isso. Isto é, quanto mais uma empresa cria postagens de blog corporativo de forma consistente, mais conteúdos novos para indexação ela fornece ao Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.
O envolvimento do cliente é um elemento imensamente importante do marketing e da marca online no blog institucional. Afinal, os blogs corporativos oferecem a oportunidade da empresa se conectar com seus clientes existentes e potenciais de uma maneira diferente.
Além disso, os blogs corporativos são uma boa forma de criar uma relação de confiança com seu público-alvo por meio de conteúdo de alta qualidade que eles considerem relevante.
Com uma seção de comentários ativos, você também poderá acompanhar as respostas dos visitantes às suas postagens e responder diretamente aos comentários deles, o que é enorme na construção de confiança e relacionamentos.
Não importa quão pequena seja sua empresa, o blog institucional é uma boa maneira de criar confiança e estabelecer influência em seu setor, como mencionado anteriormente. Quer dizer, ao fornecer conteúdo que será visto como informação valiosa e especializada, seus clientes em potencial poderão enxergar o conhecimento como uma experiência adquirida pela sua empresa.
Com o tempo, escrever no blog corporativo regularmente, com conteúdos úteis e informativos, fará da sua empresa a ferramenta de entrada para o setor do seu nicho específico, levando a mais consultas e taxas de conversão mais altas.
O reconhecimento da marca é um elemento imensamente importante do marketing e a postagem no blog institucional permitirá que você mostre aos seus seguidores um lado pessoal do seu negócio. Isto é, você pode expandir a mensagem da sua marca e envolver os clientes existentes de uma maneira que não é possível através de mecanismos e técnicas de marketing de saída (ou outbound marketing).
Os blogs corporativos, afinal, proporcionarão um senso lúcido dos padrões corporativos, do caráter comercial, da visão e da personalidade da sua empresa.
Os blogs corporativos, especialmente quando combinados às mídias sociais, são uma maneira poderosa de promover seus negócios online.
Ainda existem muitos proprietários de pequenas empresas que hesitam em dar o salto e iniciar um blog institucional, mas estão perdendo uma grande oportunidade. Por isso, a Pandartt não apenas produz textos e artigos para blogs, mas também explica as vantagens dessa estratégia.
Confira, a seguir, o que a Pandartt pode fazer por você!
Toda vez que você escreve uma postagem em um blog corporativo, é mais uma página indexada no seu site, o que significa que é mais uma oportunidade para você aparecer nas ferramentas de busca e direcionar tráfego qualificado para o seu site na pesquisa.
Os blogs institucionais também ajudam você a ser descoberto pelas mídias sociais. Toda vez que você escreve uma postagem no blog, cria um conteúdo que as pessoas podem compartilhar nas redes sociais – Twitter, LinkedIn, Facebook e Pinterest, por exemplo –, o que ajuda a expor seus negócios a um novo público que talvez ainda não o conheça.
O conteúdo do blog institucional também ajuda a manter a presença da mídia social – em vez de pedir ao gerente de mídia social que crie um novo conteúdo original ou criar esse conteúdo você mesmo, seu blog pode servir como repositório de conteúdo. Assim, através da Pandartt, você pode fortalecer seu alcance social com o conteúdo do blog e direcionar novos visitantes ao seu site por meio de seus canais sociais.
Agora que você tem tráfego chegando ao seu site por meio do blog empresarial, você tem a oportunidade de converter esse tráfego em leads.
Assim como toda postagem de blog que você escreve é outra página indexada, cada postagem é uma nova oportunidade para gerar novos leads. A maneira como isso funciona é realmente simples: basta adicionar um CTA (Call to Action) gerador de leads a cada postagem do blog.
Um CTA pode oferecer um e-books gratuito, uma ficha técnica grátis, um seminário ou um teste gratuito. Ou seja, qualquer recurso de conteúdo pelo qual alguém esteja disposto a trocar suas informações.
Para deixar claro para qualquer pessoa não familiarizada com o funcionamento das conversões de tráfego para lead, é realmente simples.
No momento em que o visitante entra no website, ele vê a frase “Call to Action” para uma oferta gratuita. Ao clicar na frase, ele entra em uma landing page que contém um formulário para preencher com suas informações. O visitante, por fim, preenche o formulário, envia as informações e recebe a oferta gratuita.
O melhor blog corporativo responde às perguntas comuns que seu público-alvo tem. Se você estiver criando constantemente um conteúdo útil para essas pessoas, isso ajudará a estabelecer você como uma autoridade aos olhos delas.
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