Em determinado momento, o marketing digital era apenas um caminho diferente para fazer marketing. Ele abriu um novo leque de possibilidades para quem precisava divulgar e vender serviços e produtos. Mas, nos últimos anos, a importância do marketing digital cresceu exponencialmente – e continua crescendo.
Podemos dizer que, hoje, as estratégias de marketing digital são parte integrante do que uma empresa significa (e pode oferecer) para seus clientes.
Nesse cenário, não é mais suficiente apenas ter um site ou veicular alguma campanha publicitária esporádica e sem foco.
Quem não tem estratégias integradas de marketing digital para seu negócio, sem dúvida, está fazendo o tempo trabalhar a seu desfavor.
Por quê? Simplesmente porque a maioria dos concorrentes já está fazendo investimentos em estratégias de marketing digital.
Quando percebemos que a Internet e o ambiente online, de modo geral, se conectam a tudo o que fazemos, a importância do marketing digital fica ainda mais clara.
Vamos ver, a seguir, por que o marketing digital é tão importante e como pode trazer resultados positivos para seu negócio.
Aqui estão 6 benefícios que o investimento em marketing digital pode trazer:
Expandir a presença digital do seu negócio é um dos maiores benefícios que o marketing digital pode proporcionar.
É fácil entender. Hoje em dia, quando você precisa encontrar um produto, um serviço, esclarecer uma dúvida ou resolver um problema, o que você faz? A resposta vem imediatamente: procura no Google.
Um bom investimento em marketing digital pode colocar você no topo dos resultados do maior buscador do mundo.
Tanto o outbound marketing quanto o inbound marketing possibilitam uma maior visibilidade online. E, claro, isso não se resume ao Google.
O e-mail marketing, as ações nas mídias sociais, os materiais educativos gratuitos e os anúncios pagos, que podem ser distribuídos em diversos canais, são outros exemplos de estratégias que servem para aumentar a presença digital.
Uma das vantagens que a Internet proporciona é a facilidade de filtrar e segmentar públicos nas ações de marketing digital. Isso permite – a curto, médio e longo prazo – construir uma audiência qualificada com chances reais de demonstrar interesse no que sua empresa ou negócio tem a oferecer.
Conhecer bem seu público-alvo é o primeiro passo para conseguir construir uma audiência qualificada. Isso porque, se você não sabe para quem está vendendo, você nunca conseguirá vender. Em outras palavras: se você não sabe quem é o seu cliente, você não tem cliente.
Campanhas eficientes de marketing digital devem ser direcionadas aos consumidores certos. Só assim é que se consegue gerar lucro a partir do dinheiro investido.
Por falar em investimentos, é interessante que você saiba que o marketing digital pode trazer ótimos resultados mesmo quando não se tem muito dinheiro para investir.
Um site, um blog e uma conta nas redes sociais são exemplos que custam pouco e podem inserir sua empresa na Internet.
Naturalmente, quanto mais você puder investir em cada canal, melhores serão seus resultados.
De qualquer forma, outro ponto interessante nesse cenário é que o marketing digital é mais barato em comparação à publicidade tradicional. Você prefere investir em um anúncio que cobra pelo desempenho apresentado (quantidade de cliques, por exemplo) ou em um anúncio de revista que tem um custo fixo (e alto) independente dos resultados?
É claro que esse é apenas um exemplo. Outros meios de publicidade tradicionais, como outdoors e comerciais de televisão, por exemplo, além de exigirem um alto investimento, não permitem a segmentação e a mensuração de resultados que o marketing digital possibilita.
Muito se fala em construir autoridade. Isso tem a ver não apenas com marcar presença nos meios digitais, mas com a imagem que sua empresa passa para as pessoas.
Ou seja, em outras palavras, criar autoridade é sobre ser o canal ao qual os consumidores irão recorrer quando precisarem de uma informação ou solução, seja ela qual for.
Como se faz isso? Fácil. Oferecendo informações e soluções.
Não tem como construir autoridade sem uma boa comunicação, sem ações que foquem nas dores e dificuldades do público-alvo, sem manter o foco nos objetivos de seus clientes e seus negócios.
Os variados canais do marketing digital, especialmente através do marketing de conteúdo, permitem educar, informar e entreter um potencial cliente.
Muitas empresas acreditam que fazer marketing é apenas vender seus produtos e soluções. Não se trata disso. Principalmente na era em que o conteúdo tem um valor imenso, mesclar estratégias de venda direta e de informação é essencial para conseguir bons resultados.
No mundo virtual, não há barreiras geográficas ou limitações de horário. Através do marketing digital, o consumidor pode chegar até sua marca no momento que for mais oportuno para ele.
As empresas que desejam atrair público qualificado, melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar a presença na Internet, sem dúvidas, encontram no marketing digital um grande aliado.
As oportunidades de negócio são exponenciadas nos meios digitais. Através de uma simples busca no Google, seu cliente ideal pode encontrar um material rico e esclarecedor no blog ou site da sua empresa e decidir fechar negócio. E não importa se você está em Salvador e seu cliente está na Irlanda. Lembre-se: não há barreiras geográficas na Internet.
O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) é uma das estratégias de maior potencial para aumentar a perceptibilidade de um negócio na Internet.
Usando novamente a publicidade em revista como exemplo, é impossível mensurar quantas pessoas viram o seu anúncio, quantas pessoas demonstraram um mínimo interesse por ele e quantas pessoas realmente entraram em contato com você por conta do anúncio – a não ser, nesse caso, que elas informem tal decisão.
Por outro lado, uma campanha de marketing digital tem resultados facilmente mensuráveis. Seja qual for a ação, como um anúncio no Google Ads ou um artigo de blog, por exemplo, é possível acessar uma tonelada de informações sobre leads, prospects e clientes, tudo de acordo com os seus objetivos e KPIs.
Para se ter uma ideia, sua empresa consegue obter dados muito valiosos e diversos, como o tempo de permanência no seu site, as páginas visitadas, a taxa de conversão, o custo por lead e muitos outros aspectos de grande importância.
Ter essas informações em mãos é a chave para gerar campanhas ainda mais segmentadas e assertivas, já que você pode fazer testes e ajustes com base nesses dados. Dessa maneira, você investe cada vez menos e tem um retorno cada vez maior.
Seja qual for o perfil do seu negócio ou a sua área de atuação, é preciso deixar de encarar o marketing como um centro de custos.
Marketing é investimento. É através do marketing que você consegue mostrar os diferenciais da sua solução, atraindo oportunidades e convertendo visitantes em clientes.
A importância do marketing digital vai além da presença na Internet. Como vimos, é através dessas ferramentas digitais que uma empresa consegue chegar nas pessoas certas, brigando de igual para igual até com o player mais forte do seu segmento.
Através de anúncios segmentados, você pode conquistar ótimos resultados.
Já por meio do marketing de conteúdo, ao trabalhar as palavras-chave relevantes na sua área e importantes para o seu cliente ideal, é possível estabelecer um relacionamento de proximidade e confiança.
Através de ações nas mídias sociais, além de atrair leads qualificados, você ainda pode alcançar uma exposição maior para a sua marca. Ou seja, esse é um dos motivos que comprovam que vale a pena fazer marketing de conteúdo.
Todas as estratégias convergem para um negócio muito mais solidificado no universo digital.
Com tudo o que vimos até agora, você já deve ter entendido que realmente vale a pena apostar no marketing digital. Mas, mais do que isso, é preciso ter as estratégias certas. Marketing é investimento e você não quer que sua empresa gaste dinheiro sem ter uma mínima ideia dos possíveis resultados, certo?
É por isso que recomendamos que você deixe esse tipo de trabalho nas mãos de especialistas. A Pandartt é uma agência digital que, desde 2011, ajuda a transformar negócios, colocando-os na primeira página do Google através de conteúdos autênticos que encantam, educam e convertem.
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