Pergunte a um produtor de conteúdo qual é seu sonho e ele, provavelmente, dirá que é aparecer no featured snippet do Google.
Aqueles que trabalham com produção de conteúdo têm um simples objetivo: posicionar seu conteúdo de forma satisfatória na busca orgânica. Chegar à primeira posição para uma palavra-chave concorrida é sinônimo de objetivo alcançado. Porém, é possível ir além: aparecer no featured snippet, também conhecido como “posição zero do Google”.
Vamos imaginar a seguinte situação. Carolina é uma nutricionista recém-formada que está buscando novos clientes através do marketing de conteúdo. Para isso, ela posta dicas, infográficos e conteúdos incríveis em seu blog.
Carolina fez um artigo memorável falando sobre os principais benefícios da vitamina C. Depois de um árduo trabalho, seu conteúdo finalmente foi listado como o primeiro na busca do Google para a palavra-chave trabalhada, “benefícios da vitamina C”. Muitos acessos, muito reconhecimento. Tudo estava muito bem.
Porém, depois de algum tempo, ao efetuar uma nova busca, Carolina percebeu que não era mais o primeiro resultado. Notou que, acima dela, havia um concorrente sendo exibido dentro de uma caixa – com muito mais destaque –, embora nos resultados orgânicos ele estivesse rankeado abaixo dela, na quinta posição.
Então, na verdade, seu concorrente estava ocupando duas posições na primeira página de resultados orgânicos. Uma dessas posições chamava mais atenção do que o seu primeiro lugar anteriormente conquistado.
Esse concorrente estava na posição zero do Google. Mas, se na listagem comum ele aparecia em quinto lugar, por que seu conteúdo parecia mais interessante para o Google a ponto de exibi-lo no featured snippet?
Vamos adentrar um pouco mais o assunto antes de mostrar o caminho das pedras.
Featured snippet é um resultado orgânico do Google, exibido para determinadas palavras-chave, bem no topo da busca, dentro de uma caixa, com um resumo preciso do que o usuário está buscando. É, em outras palavras, uma maneira de exibir um resultado de forma certeira e extremamente interessante para o usuário.
Veja, abaixo, o exemplo de um featured snippet para a palavra-chave “profissões para pessoas calmas”:
Repare que o mesmo conteúdo também está posicionado na primeira posição da busca orgânica, além da posição zero, que é o featured snippet.
O conteúdo exibido nessa seção não suporta apenas texto corrido, mas também listas e até mesmo tabelas. A exibição dependerá, naturalmente, do tipo de conteúdo presente na página e do tipo de busca realizada pelo usuário.
Não.
Nem sempre o resultado exibido no featured snippet é o mesmo da primeira posição da busca orgânica.
Veja, abaixo, os resultados para o termo “posso fazer aula de dança na gravidez”:
O artigo exibido no featured snippet, produzido pela Pandartt, é o mesmo da primeira posição.
Agora, veja esse outro exemplo:
Nesse caso, os resultados para a busca “como é feito o vidro” são diferentes na posição zero e na posição um.
Isso prova, então, que o featured snippet nem sempre vem da primeira posição.
Uma pesquisa da Ahrefs mostrou que 30.9% dos snippets vêm do primeiro lugar, enquanto 69.1% deles vêm de outras posições:
Como vimos, o featured snippet suporta alguns tipos de formatação. Vejamos mais detalhadamente sobre cada um deles a seguir.
A maioria dos featured snippets é composta por parágrafos.
Por exemplo, veja a posição zero para o termo “quem inventou o chocolate”:
Também bastante comum, as listas geralmente são exibidas para rankings, receitas, passo a passo e listagens como “melhores praias”, “melhores países”, “melhores vinhos”, entre outros.
Por exemplo, veja a posição zero para o termo “quais são os melhores cafés do mundo”:
Esse é o modelo que menos costuma aparecer, até porque não é um tipo de conteúdo tão comum. Algumas receitas podem ser exibidas em tabelas, assim como comparações de preços, horários de cinema e tabelas nutricionais.
Por exemplo, veja a posição zero para o termo “valores nutricionais do abacate”:
Agora que você já sabe o que é featured snippet, que tal conhecer algumas das vantagens ao ter seu conteúdo exibido na posição zero do Google?
Os featured snippets são capazes de atrair muito mais cliques do que os demais resultados da primeira página, inclusive o resultado da primeira posição, já que é exibido acima dele e em destaque, dentro de uma caixa.
Outra pesquisa da Ahrefs mostrou alguns números interessantes:
Então:
Isso mostra, portanto, que aparecer no featured snippet traz mais cliques e, consequentemente, mais visitas para a sua página.
No ideal dos mundos, seu conteúdo deve ser bom o suficiente para aparecer tanto no featured snippet quanto na primeira posição, ganhando ainda mais destaque e relevância perante o usuário.
Consciência de marca é algo que, hoje em dia, faz uma tremenda diferença para quem quer ser bem-sucedido. Com um número cada vez maior de empresas marcando presença na internet, destacar o seu conteúdo dos concorrentes é essencial para elevar a consciência de marca.
O que isso significa, em outras palavras, é que você precisa estar na cabeça do seu público-alvo. Se você produz camas para pets a partir de materiais reciclados, por exemplo, é o nome da sua marca que deve vir na cabeça do seu público-alvo quando ele pensar nesse tipo de produto.
E como se alcança isso? Com consciência de marca. E o featured snippet ajuda muito nesse sentido.
Como vimos, a posição zero do Google exibe um resultado com mais destaque do que os demais links ao longo da página. Isso significa que você chamará mais a atenção do usuário, aumentando as chances de clique, como já vimos, mas também de que ele se lembre do seu nome ao pesquisar/pensar novamente sobre aquele assunto.
Veja o exemplo abaixo:
Aquele que busca no Google por “vantagens de contratar um arquiteto”, na grande maioria dos casos, está pensando em fazer tal contratação.
Ao se deparar com um conteúdo bem escrito, posicionado em destaque logo no início dos resultados orgânicos, o indivíduo cria certa afeição por aquela marca/empresa. Se a sua pergunta for respondida satisfatoriamente, então, as chances são ainda maiores de que ele se lembre de quem “resolveu” o seu problema – no caso, o blog da empresa Adias.
Quando for o momento de tomar uma decisão, é do nome da sua empresa que seu cliente precisa se lembrar. Destacar-se através da posição zero do Google é uma ótima forma de conseguir isso.
Como já dissemos, conteúdos de diversos tipos podem ser exibidos no featured snippet.
Dentro da sua estratégia, deve estar a preocupação em entregar conteúdo ao seu público-alvo da melhor forma possível.
Se ele está procurando por uma lista de alimentos que combatem dores de cabeça, por exemplo, talvez seja mais inteligente exibir esse conteúdo em formato de lista.
Por outro lado, se você precisa apresentar a tabela nutricional de um alimento que desenvolveu, talvez deva apresentar essas informações justamente em formato de tabela.
Já quando precisar fornecer uma definição sucinta de um termo, por exemplo, pode fazer isso através de um parágrafo.
A boa notícia é que o featured snippet é capaz de se adaptar a diferentes formatos, como já vimos. Dessa forma, faz com que seu conteúdo chegue ao seu público-alvo da melhor maneira.
Se, na primeira posição, você já tem grandes chances de ser reconhecido por aquele assunto que está abordando, naturalmente, posicionado no featured snippet, essas chances aumentam.
Quem não quer ser reconhecido por aquilo que faz, não é mesmo? E diante de tanta concorrência e tanto conteúdo, aparecer na posição zero do Google não é para qualquer um.
Acredite: seu público-alvo vai gostar – e confiar mais em você.
Essa é uma preocupação comum quando o assunto é conquistar a posição zero do Google. Embora, a princípio, não pareça uma ideia inteligente ter boa parte do seu conteúdo exibida diretamente no buscador, correndo o risco de perder cliques, não há muito com o que se preocupar se você adotar a estratégia correta de produção de conteúdo.
Isto porque são poucos os casos onde as informações exibidas pelo Google se mostram suficientes para o usuário – desde que o conteúdo seja amplo e detalhado o suficiente, é claro.
Se ele pesquisou, por exemplo, por uma lista de lugares para visitar na China, o ideal é que nem todos os lugares mencionados no texto escolhido para o featured snippet sejam exibidos diretamente no Google. Assim, o buscador vai mostrar alguns lugares, como o início de uma lista, aumentando a curiosidade do usuário para que ele clique e confira o restante do conteúdo.
A dica, então, é: quanto mais denso seu conteúdo, melhor. É claro que, com base nesse exemplo, você não precisa criar uma lista com 100 lugares. Porém, se sua lista tiver apenas 5, ela será exibida por completo no featured snippet e, nesse caso, o usuário teria menos chances de clicar para conferir o restante do conteúdo.
Quanto maiores as listas, melhor.
Quanto mais completas as tabelas, melhor.
Quanto mais genérica for a explicação em um parágrafo, melhor.
Portanto, não se deixe enganar: aparecer no featured snippet não é desvantajoso, muito pelo contrário, basta saber como trabalhar.
Veja, por exemplo, o featured snippet atual para o termo “onde ficar na Itália”:
Repare que o Google exibe 8 itens, de Cosenza a Scilla, e um link abaixo, indicado pela seta, “Mais itens”. Isso significa que o conteúdo apresenta outros locais, portanto, mais conteúdo do que cabe no featured snippet.
Isto quer dizer, portanto, que seu conteúdo precisa ser longo o suficiente para que esse link apareça. Assim, as chances de você perder o clique são muito menores.
De modo resumido, o segredo é: encontre as melhores perguntas e formule as melhores respostas.
Como assim?
Olha só o que o Google diz sobre os featured snippets:
“Assim que nossos algoritmos identificam que o usuário está fazendo uma pergunta, nós detectamos as páginas com conteúdos que melhor respondem tal questão, mostrando o melhor resultado como featured snippet.”
Isso significa, portanto, que a melhor forma de aparecer na posição zero do Google é apostando em conteúdos que respondam perguntas.
Se você é um professor particular de Inglês, por exemplo, um conteúdo com potencial para aparecer no featured snippet seria: “Quais as vantagens de um professor particular de Inglês?”
Então, vem outra dúvida crucial: como desenvolver o conteúdo de modo a mostrar para os robôs do Google que você tem a melhor resposta para a pergunta feita? Vejamos sobre isso no próximo tópico.
Comecemos pelo início.
Se você precisa responder às perguntas de seu público-alvo, então, as buscas que mais têm chance de exibir um featured snippet contêm termos como:
Esses são apenas alguns termos. Porém, caso você identifique que seu público-alvo está fazendo outros tipos de perguntas, inclua mais termos na lista.
Bem, você já sabe que uma busca por “como ganhar dinheiro com artesanato” tem muito mais chances de exibir um resultado no featured snippet do que uma busca por “artesanatos lucrativos”, por exemplo. O próximo passo, então, é saber exatamente o que seu público-alvo está pesquisando.
A melhor forma de fazer isso é utilizando uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Sem dúvidas, a número um é o Google Keyword Planner.
Voltemos ao exemplo da Carolina, nutricionista recém-formada que está apostando no marketing de conteúdo para captar novos clientes. Façamos, então, um pequeno planejamento de conteúdo para ela.
Abra o Google Keyword Planner e, na primeira tela, clique em “Descubra novas palavras-chave”:
Vamos imaginar que a Carolina quer escrever um artigo sobre alimentos diuréticos. Vamos, então, digitar esse termo no campo e clicar em “começar”:
Agora é hora de analisar as palavras-chave sugeridas e encontrar aquelas que contêm perguntas. Nesse caso, “quais são os chás diuréticos” e “o que é diurético” são termos que figuram entre os resultados, portanto, uma boa ideia para saber por onde começar.
Seja qual for o termo que você escolher para trabalhar, sugerimos que você digite-o no Google. Dê uma olhada nos conteúdos já publicados por concorrentes. Assim, você poderá planejar um conteúdo ainda melhor, com grandes chances de ser exibido no featured snippet.
A essa altura, você já sabe que, se quiser aparecer na posição zero do Google, precisará fornecer respostas para as perguntas dos usuários. Mas, será que é simples assim? Será que é só escolher uma palavra-chave, encontrar uma boa pergunta e responder?
Não. Você precisa ir além. Você precisa fornecer uma boa resposta, que seja completa e detalhada, que realmente faça a diferença e solucione a dúvida de quem está procurando por aquele assunto. E, é claro, você não pode esquecer do SEO e da estruturação correta do seu texto.
Vamos ver, por exemplo, o que aparece atualmente no featured snippet para a busca da palavra-chave “como ganhar dinheiro com artesanato”:
O artigo selecionado traz 13 ideias de como ganhar dinheiro fazendo artesanato. É um texto longo e bastante detalhado, além de muito bem estruturado.
Essas são algumas dicas que você pode seguir para criar um artigo com mais chances de aparecer na posição zero do Google:
Pesquise o que seus concorrentes estão fazendo e faça diferente.
Mesmo que alguém da concorrência já tenha conseguido posicionar um artigo no featured snippet, um conteúdo nunca é definitivo, ou seja, há sempre algo que você pode fazer para melhorá-lo.
Analise o conteúdo da concorrência e veja o que ficou para trás. A pergunta foi respondida por completo? O que você poderia acrescentar ao tema? Sua resposta é mais atual ou mais completa?
Se você criar um conteúdo mais interessante e detalhado do que seus concorrentes, suas chances de aparecer na posição zero do Google aumentarão.
A Pandartt é uma agência de marketing de conteúdo com mais de 7 anos de experiência. Durante esse tempo, já produzimos mais de 7 mil artigos para blogs. Hoje, cerca de 95% dos nossos clientes estão na primeira página do Google – e muitos deles, é claro, no featured snippet.
Trabalhamos com muita dedicação com as melhores estratégias de conteúdo para transformar sua marca em referência e melhorar a experiência de seu público-alvo e de seus clientes.
Informar para gerar confiança. Educar para converter. Esses são os grandes propósitos do conteúdo produzido pela Pandartt.
Mais do que colocar a sua empresa na primeira página do Google, queremos aproximar você do seu público-alvo, tornando a experiência mais completa e agradável, desenvolvendo sua autoridade dentro do segmento e, assim, fazendo com que seus visitantes se tornem leads importantes e engajados com a sua marca.
Sabemos o que funciona e o que não funciona no marketing de conteúdo. Montamos estratégias personalizadas para cada cliente, de acordo com sua necessidade e poder de investimento.
Se você quer aparecer no featured snippet do Google, entre em contato conosco agora mesmo para solicitar uma proposta totalmente gratuita. Vamos crescer juntos?