Você sabe o que é marketing de conteúdo? Podemos definir o marketing de conteúdo como uma estratégia de marketing onde você cria e distribui conteúdo com a pretensão de engajar um público-alvo.
Seu público deve estar, de alguma forma, relacionado ao nicho de mercado do seu negócio e ter potencial para, organicamente, tornar-se cliente e divulgador de seu produto/serviço.
O início das estratégias de marketing de conteúdo remonta ao ano de 1895, quando a John Deere, uma das maiores fornecedoras de produtos e serviços agrícolas do mundo, lança o The Furrow, jornal voltado para o público agrícola. Mesmo na era digital, esse jornal ainda possui a maior parte de seu conteúdo sendo lido em mídia impressa.
De 1895 para cá, o The Furrow evoluiu de um jornal com dicas gerais de agricultura e cultivo para uma revista que auxilia os leitores a gerenciar seus negócios. Seu sucesso pode ser atribuído ao fato da empresa ser tratada sempre como pano de fundo das matérias e nunca como o foco do conteúdo.
Assim como a John Deere, outras empresas seguiram a mesma linha e outras ideias e começaram a surgir.
Uma das mais clássicas e conhecidas histórias, citadas em diversos artigos sobre marketing de conteúdo, é o Guia Michelin, desenvolvido pela Michelin no início dos anos 90. Seu principal objetivo era estimular as pessoas a utilizarem seus carros, indicando em seu guia restaurantes espalhados por toda a França.
Trabalhar com marketing de conteúdo está cada vez mais difícil e desafiador. Isso deve-se a vários fatores.
Tudo hoje em dia está mais rápido. A velocidade com que as expectativas e os padrões de mercado mudam, forçando as empresas a acompanharem essas transições, aumentou muito. Além disso, a concorrência também está maior e o principal motivo é a expansão da Internet.
A empresa que não cuida de sua marca virtual hoje em dia pode ser passada para trás por outra que está do lado oposto do planeta. Por isso, a necessidade de melhoria dos produtos/serviços entregues deve ser constante.
Empregar as estratégias de marketing de conteúdo é fundamental para não só conquistar novos clientes, mas também fazer com que eles se engajem ao seu negócio.
Está ficando mais fácil entender o que é marketing de conteúdo, não é? E se nós disséssemos que essa é a melhor forma de conquistar clientes hoje em dia?
Sem perceber, muitas empresas adotam técnicas de marketing fracas, que acabam funcionando no curto prazo e de imediato trazem algum retorno, mas acabam não sendo tão efetivas quanto as estratégias de marketing de conteúdo. Esta, por sua vez, gera a adesão orgânica de clientes e faz com que eles se interessem pela marca muito mais pelo coração do que pelo lado racional, o que é excelente quando o assunto é manter relações duradouras.
Quando uma empresa opta por comprar visibilidade, pagando publicidade para conseguir clientes, por exemplo, ela vai aparecer e vai obter clientes. Porém, assim que parar de contratar esse tipo de serviço, a grande maioria desses clientes não retornará. Isso porque não foi gerado nenhum tipo de vínculo com o consumidor.
Além disso, uma estatística que assusta os adeptos do marketing tradicional (anúncios) mostra que, hoje em dia, cerca de 80% das pessoas que buscam por um produto, serviço ou informação no Google prefere clicar em resultados orgânicos, enquanto apenas 20% clica nos anúncios.
Mais um ponto para o marketing de conteúdo!
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Fornecer conteúdo (produtos e/ou serviços) que estão ligados ao seu negócio é o princípio básico da estratégia e te ajuda a entender melhor o que é marketing de conteúdo.
Oferecer conteúdo de qualidade para seu potencial cliente fará com que ele chegue até você naturalmente. Chegando de forma orgânica até seu conteúdo, vai ser muito mais fácil converter isso em vendas.
Isso também ajudará a estabelecer uma necessidade inconsciente de consumir conteúdos da sua linha de produtos/serviços e divulgar sua marca.
Uma das definições da palavra “conteúdo” é a seguinte:
“Tópico, ou conjunto de tópicos, abrangido em determinado livro, carta, documento, anúncio etc.; assunto.”
Sendo assim, podemos entender como “conteúdo” tudo aquilo que fornece algum tipo de informação.
Quando falamos em marketing de conteúdo, a ideia é entregar valor ao nosso público-alvo. Sendo assim, na Internet, podemos fazer isso de várias formas.
Os tipos mais comuns de marketing de conteúdo são:
Agora que ficou mais claro o que é marketing de conteúdo, que tal conferir algumas ideias inspiradoras?
Você deve trabalhar o marketing de conteúdo da sua empresa. Não é mais uma tendência, e sim uma realidade. Muitas marcas, de todos os tamanhos e segmentos, já fazem isso e você não deve ficar de fora.
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Uma das empresas que fez um bom uso do marketing de conteúdo há alguns anos atrás, no Brasil, quando o assunto ainda não era tão difundido, foi a PIMACO.
A PIMACO é a empresa líder na confecção de etiquetas no Brasil. Fazer impressão em etiquetas corretamente, sem errar na primeira tentativa, nunca foi fácil.
Para tudo dar certo, não só a impressora precisava estar bem configurada como também o programa que iria imprimir. Era uma tarefa muito difícil imprimir corretamente sem ter que reconfigurar a impressão. Isso porque existem diversos tipos e tamanhos diferentes de etiquetas.
Somado a isso, o papel de etiquetas não é tão barato quanto uma folha A4. Logo, todo esse trabalho de configuração acabava se tornando muito custoso, tanto em insumos quanto em tempo.
Pensando nisso e nos seus clientes, a PIMACO desenvolveu um software de distribuição gratuita para auxiliar a impressão em etiquetas, permitindo que os usuários soubessem previamente como as etiquetas seriam impressas.
Com esse pequeno esforço, a PIMACO aumentou muito sua visibilidade nos escritórios e, consequentemente, alavancou a venda de etiquetas. Hoje, a empresa desenvolve outros programas na mesma linha, gerando continuamente conteúdo de valor para seus clientes, mesmo com o foco da empresa sendo a confecção de etiquetas.
Agora que você já entendeu o que é marketing de conteúdo e a importância que ele tem hoje em dia, é hora de começar a investir.
Uma ótima forma de começar é através de um blog. Seja qual for sua área de atuação, o ideal é falar sobre aquilo que você conhece, voltando os assuntos para os objetivos da sua empresa ou marca.
Mais importante ainda é deixar o seu conteúdo nas mãos de quem realmente entende do assunto. Aqui na Pandartt, somos especialistas em marketing de conteúdo e desenvolvemos artigos memoráveis para clientes dos mais variados segmentos.
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